TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Agronegócios

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  2.284 Visualizações

Página 1 de 4

- CONTABILIDADADE AGRICOLA: contabilidade Geral aplicada ás empresas agrícolas.

- CONTABILIDADE RURAL: contabilidade Geral aplicada ás empresas rurais.

- CONTABILIDADE ZOOTÉCNICA: contabilidade Geral aplicada ás empresas que exploram a Zootécnica.

- CONTABILIDADE DA PECUÁRIA: contabilidade Geral aplicada ás empresas pecuárias.

- CONTABILIDADE DA AGROINDUSTRIA: contabilidade Geral aplicada as empresas agroindústrias. 

- EMPRESAS RURAIS: exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, criação de animais e transformação de determinados produtos agrícolas. Divididos em 3 grupos:Produção Vegetal (ativ. agrícola), Produção Animal (ativ. Zootécnica) e Indústrias Rurais (ativ. Agroindustrial)

- ATIVIDADE AGRICOLA: Cultura hortícola e forrageira (culturas temporárias e não tem depreciação): Cereais, Hortaliças, Tubérculos (batata), Plantas oleaginosas, Especiarias (cravo), Fibras (algodão), Floricultura, forragens, plantas industriais... Arboricultura (cultura permanente e têm depreciação, ciclo longo): Florestamento, Pomares (manga, laranja) e Vinhedos, olivais, seringais... Atividade Zootécnica (criação de animais): Apicultura (abelhas), avicultura, cunicultura (coelhos), pecuária, piscicultura (peixe), ranicultura (rãs), Sericicultura (bicho da seda), suinocultura. Atividade agroindustrial: Beneficiamento do produto agrícola (arroz, café, milho)/ Transformação de produtos zootécnicos (mel, laticínios) / Transformação de produtos agrícolas (cana-de-açúcar em álcool, soja em óleo, uvas em vinho).

- Ano Agrícola x Exercício Social: Regra Geral: encerrado normalmente em 31/12, coincidindo com ano civil. Qualquer mês escolhido refletirá o resultado distribuído de maneira equitativa ao longo dos 12 últimos meses.

Na atividade agrícola a receita concentra-se durante ou logo após a colheita, ao término da colheita e quase sempre da comercialização, temos o encerramento do ano agrícola. Produtos agrícolas com colheitas em período diferente: recomenda-se que o ano agrícola seja fixado em função da cultura que prevaleça economicamente. Atividade pecuária: o ideal é realizar o encerramento do exercício social logo após o nascimento dos bezerros ou de desmame.

- ASSOCIAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA (são dois tipos de investimentos):

Capital Fundiário: recursos fixos, vinculados à terra e dela não retiráveis (terra, edifícios, e edificações rurais, benfeitorias, cultura permanente, pasto) Capital do Exercício(capital operacional ou de trabalho): é o instrumento necessário para o funcionamento do negócio (gado para produção, animais de trabalho, equipamentos, trator)

- Proprietário da terra( participa do negócio com o capital fundiário) Empresário (participa com o capital do exercício, explorando o negocio agropecuário, sendo ou não proprietário da terra) Empresário agropecuário com propriedade da terra: somam-se os capitais fundiários e de exercício, o proprietário também utiliza a terra na condução do negocio., ele investe em capital de exercício e administra seus negócios.

Parceria: quando o proprietário da terra contribui no negocio com o capital fundiário e o capital de exercício associando-se a terceiros.

Arrendamento: o proprietário aluga seu capital fundiário, por determinado tempo,a um empresário. O arrendador recebe do arrendatário uma retribuição certa, o aluguel.

Comodato: empréstimo gratuito em virtude do qual uma das partes cede por empréstimo, para que use pelo tempo e nas condições preestabelecidas. O proprietário cede seu capital sem nada receber do comodatário.

Condomínio: propriedade em comum, ou a co-propriedade, em que os condôminos proprietários compartilham dos riscos e resultados, na proporção que lhes cabe no condomínio.

- ATIVOS BIOLÓGICOS(Algumas definições no CPC 29):

•Ativ.agrícola refere-se ao gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda e á produção agrícola ou em ativos biológicos adicionais, por uma entidade.

•Ativo biológico é definido como um animal ou planta vivos.

•Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causa mudança qualitativa ou quantitativa em um ativo biológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com