TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Ativos Relevantes

Por:   •  5/5/2019  •  Artigo  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Finanças Corporativas Módulo: 5

Aluno: Thiago Araujo Turma: Finanças Corporativas-0818-8_2

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Uma análise de viabilidade econômica financeira é de suma importância para a realização de um investimento. Com ela, avalia-se a aplicabilidade do negócio permitindo uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas. Assim, o estudo de viabilidade é capaz de avaliar as condições para que um novo produto, processo ou serviço torne-se lucrativo. Na análise da viabilidade econômica e financeira do investimento é mensurada a viabilidade do projeto através de indicadores financeiros. No caso em estudo, a empresa RX Investimentos está negociando o projeto de construção de um shopping center de altíssimo padrão no terreno de uma igreja. Segundo os termos da transação, a igreja cederia o terreno (que é de sua propriedade), e a empresa assumiria as despesas da construção do shopping com capital próprio, tendo o direito de explorar o empreendimento por 6 anos. Essa exploração só poderá ocorrer por meio do aluguel das unidades, que serão idênticas e renderão, portanto, o mesmo valor. Desse modo, se aceitar participar do projeto, a RX Investimentos irá dispor do período de 6 anos para lucrar com ele. O maior benefício desse tipo de análise é conseguir visualizar através de projeções e números, o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, decidir se as premissas estão interessantes e se o projeto deve ir adiante ou não. (BORGES, 2013)

Desenvolvimento – análise da viabilidade do projeto de construção do shopping

O estudo de avaliação de investimentos se refere às decisões da aplicação de capital em projetos que prometem retornos por vários períodos consecutivos. O seu objetivo financeiro, ao avaliar alternativas de investimento, é o de maximizar a contribuição marginal desses recursos de capital, promovendo o incremento de sua riqueza líquida. (ASSAF NETO, 1992). As organizações realizam seus estudo para obter o máximo de convicção de que o capital investido trará o retorno ao investimento.

De acordo com Abreu, 2018, os critérios mais utilizados para analisar a viabilidade de projetos são: VPL ou valor presente líquido, ILL ou índice de lucratividade, a TIR ou taxa interna de retorno e ainda o Payback simples e descontado.

Ainda conforme explicita Abreu, 2018, o VPL serve para medir o lucro ou o prejuízo em valor, onde VPL deve ser maior que zero para demonstrar que a empresa vai obter o lucro com o investimento aplicado. Assaf Neto, 1992, ressalta que o VPL reflete a riqueza em valores absolutos do investimento medida pela diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa. Desse modo, um VPL menor que zero indica um retorno negativo do investimento o que é desinteressante ao investidor.

O VPL encontrado no caso em estudo foi de R$ 24.848.178,73, ou seja, uma valor maior que zero demonstrando o retorno positivo do investimento. No entanto, outros critérios também devem ser utilizados para corroborar a positividade do investimento.

O índice de lucratividade ou ILL serve para medir quanto o investidor vai receber por unidade monetária investida e seu resultado deve ser maior do que um. (ABREU, 2018). Para Assaf Net, 1992, quando o índice de lucratividade for superior a 1, 0, indica um valor presente liquido maior que zero, revelando ser o projeto economicamente atraente. Em caso contrário, IL menor que 1,0, tem-se um indicativo de desinteresse pela alternativa, a qual produz um valor atualizado de entrada de caixa menor que o de saída (NPV negativo). O índice de lucratividade para a construção do shopping é 1,390802781, resultado maior que 1, indicando, também, a viabilidade do investimento.

A TIR ou taxa interna de retorno é a taxa de retorno de desconto que torna o valor presente líquido do investimento igual a zero. O critério para aceitação ou não de um projeto no que se refere à TIR é que ela seja maior ou igual a taxa de mínima de atratividade para os sócios (REBELATTO,2004). Ou seja, para a construção shopping, a taxa ks é menor que a TIR encontrada, de 1%. Logo, considera-se o projeto viável.

O payback é um método direto e envolve a estimativa do tempo de fluxo de caixa necessário para pagar o desembolso inicial do investimento (TITMAN, 2010). Essa informação demonstra para os investidores quanto tempo vai levar para que o projeto pague aos investidores o capital investido. Se o tempo payback for menor que o tempo do projeto significa que o projeto é viável. A construção do shopping terá uma duração de 24 meses, os dois valores de payback encontrados na análise foram menor que a duração do projeto de 72 meses. O payback de operação do shopping após estar pronto foi de 34 meses e a partir da data início da construção do shopping foi de 58 meses, ambos menores que 72 meses. Nesse caso, o payback traz um retorno positivo estabelecendo que o projeto de investimento é viável.

O ponto de equilíbrio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com