TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV - Contabilidade de Ativos Relevantes

Por:   •  19/4/2020  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

1. A empresa Inovatec fabrica produtos de tecnologia de ponta e mantém um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos. No ativo da empresa há duas contas (Pesquisa de Novos Produtos e Desenvolvimento de Novos Produtos) no grupo intangível nas quais são apropriados os gastos incorridos com o material consumido e pessoal alocado nos projetos de pesquisa e desenvolvimento, assim como parte das despesas administrativas calculadas por rateios.        

Periodicamente, o contador analisa os gastos apropriados nessas contas e baixa para o resultado os gastos mais antigos numa base PEPS – Primeiro que entra, primeiro que sai, mantendo nessas contas os gastos apropriados nos últimos dois anos. Não há conta contábil por projeto.

R:

Existência (essência sobre a forma)? (Justifique sua resposta)

1 A – Há ativos ou passivos omitidos (existem, mas não estão apresentados)?

Pesquisa

Desenvolvimento

Não, há ativos omitidos.

1 B – Há ativos ou passivos fictícios (estão apresentados, mas não existem)?

Pesquisa

Desenvolvimento

Sim, por que a fase de pesquisa não há ativo

Avaliação: Valor justo (justifique sua resposta)

1 C – Os ativos e passivos estão adequadamente avaliados (valor justo)?

Pesquisa

Desenvolvimento

Não, pois registrou um ativo intangível indevidamente, sendo assim, deve baixar o valor do ativo e lançar para despesa, pois a fase de pesquisa não é ativo.

2. A empresa SIG adquiriu os direitos de uso de um novo sistema de informações gerenciais e contratou consultoria para implantação desse programa. O contador abriu uma conta no Intangível (Licenças) e apropriou os custos de aquisição do direito de uso, da consultoria de implantação, dos salários e encargos dos funcionários alocados no processo de implantação e dos custos de treinamento do pessoal que irá utilizar o programa.  

R: Está errado, o custo do ativo intangível adquirido de terceiros deve ser composto pelo custo de aquisição da licença acrescido do custo da consultoria de implantação e, dos custos dos funcionários atribuídos diretamente a preparação do ativo para uso. Segundo o CPC 04, item 15, os eventuais benefícios econômicos futuros pelos treinamentos são insuficientes para que esse item se enquadre na definição de ativo intangível.

 

3. A empresa MKT desenvolveu uma marca de produto que foi registrada nos órgãos competentes. O contador abriu uma conta no Intangível (Marcas e Patentes) e registrou o custo de desenvolvimento e registro da marca. Os produtos lançados com essa marca tiveram grande aceitação no mercado e a marca se tornou conhecida e reconhecida como sendo de produtos de boa qualidade. Uma empresa de consultoria foi contratada para determinar o valor de mercado que a marca poderia alcançar numa eventual venda. O laudo de avaliação de consultoria apresentou valor da marca muito maior que o registrado contabilmente. Com base nesse laudo, o contador atualizou o valor contábil da marca ao valor apresentado no laudo e registrou a contrapartida no Patrimônio Líquido na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com