TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e Orçamento Público

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

Dilciane Trindade da Luz

RA

89223873507

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Franciélly Rodrigues Boranga

Anhanguera Educacional

2016

  1. O que é a Lei Rouanet?

A lei de Rouanet foi criada no ano de 1991 na Lei Federal n° 8.313/9, durante o Governo de Collor, com o intuito de incentivar os investimentos culturais. Porém ficou mais conhecida como a Lei de Rouanet, nome do Ministro da Cultura Sérgio Paulo Roaunet. A Lei de incentivo a cultura foi desenvolvida para que as empresas e qualquer cidadão possam colaborar e financiar projetos culturais.

A Lei deu inicio ao programa Nacional de apoio a Cultura (pronac), que tem a intenção de arrecadas recursos para o desenvolvimento de projetos culturais com a finalidade de : estimular espetáculos  musicas, teatro, dança filmes e outras produções na área Audiovisual, exposições como livros nas áreas de Ciências Humana, Artes, revistas, jornais, cursos ,oficinas para jovens e adultos ,proteger o patrimônio histórico e artístico. Além de todas essas ações estimularem a difusão da cultura brasileira e diversidade regional e étnicos-cultural.

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

Para os administradores de empresa a principal vantagem de fazer doação aos projetos é a restituição parcial ou integral do imposto de renda, este percentual  vai varias de acordo com o incentivo do artigo no qual o projeto que foi investido se encaixa além das empresas a pessoa física também tem este beneficio da dedução do imposto de renda. Outra vantagem é usar sua marca para fazer um merchandising na parte destinada a patrocínios, o chamado marketing cultural, esse melhorando a  imagem da empresa e gerando uma credibilidade perante a sociedade.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

A meu ver esse incentivo é um grande aliado para que as pessoas físicas e jurídicas possam fazer mais doações a favor da cultura do pais, com isso cada vez mais crianças, adolescentes e as vezes adultos tenha maior contato com a cultura brasileira, além disso tira essas pessoas das ruas para um beneficio maior. Geralmente pessoas que participam de projetos acabam se tornando atletas, músicos ou simplesmente geram uma situação de bem estar.

Apesar de esta Lei dar incentivo no imposto de renda, nem todos tem conhecimento total. Isso se dá porque o investimento é feito antes e somente depois é ressarcido parcialmente pelo governo, por isso ainda existem diversas empresas que recusam a fazer doações. Apesar das dificuldades cada vez mais empresas adotam os projetos, com isso ele contribuem para o desenvolvimento da sociedade, e diminuição de crianças e jovens nas ruas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (166.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com