TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e Orçamento Público

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

Maria Eugênia Giachini

RA

5209953226

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

  1. O que é a Lei Rouanet?

A lei Rouanet surgiu para as empresas e cidadãos investirem em cultura. Com o beneficio no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sente estimulada a patrocinar eventos culturais, sendo assim alimenta a cultura e valoriza o nome da empresa junto ao público. Essa lei foi criada em 1991 e reformulada em 1995. Embora seja muito usada por pessoas juridicas por destinarem parte de seu imposto de renda para projetos do Ministério da Cultura, esta lei tambem é utilizada por pessoas fisicas.

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

A principal vantagem é a politica de incentivos fiscais que possibilita pessoas juridicas e pessoas fisicas a destinarem parte do seu IR (imposto de renda) em ações culturais. Ao invés de seu imposto de renda ir diretamente na mão do governo, os cidadãos podem ficar com a mente tranquila que parte de seu imposto está indo para a tão escassa cultura.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

Creio que esta lei é de extrema importância no Brasil. As pessoas sempre ficam com aquela coisa na cabeça de dar sempre dinheiro ao governo sempre pagando impostos e juros altissimos e creio que se o cidadão pensar que daqueles 100% que ele vai pagar para o governo 20% for para a cultura, vai ficar bem mais aliviado. Essa lei salvou a melhor caracteristica do brasileiro, que é a cultura, que muita gente não dá muita bola, mais que sim, é muito importante. O dinheiro ja tem endereço certo. Ao meu ver essa lei é muito eficaz sim, pois envolve muita gente e da um grande incentivo ao que está mais escasso no pais hoje.

Referencias Bibliográficas

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8313cons.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet

http://www.cultura.gov.br/leis/-/asset_publisher/aQ2oBvSJ2nH4/content/lei-rouanet-578538/10895

http://queroincentivar.com.br/lei/lei-rouanet/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (165.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com