TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e Orçamento Público

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

Marivone Teresinha Barea

RA

6658408790

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO2015-09-17

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

ANO

  1. O que é a Lei Rouanet?

É a lei federal de incentivo à cultura conhecida como (pronac) programa nacional de apoio a cultura. Essa lei é conhecida também por lei Rouanet em homenagem a Sergio Paulo Rouanet, secretário de cultura, durante o governo de Collor de Mello. O grande destaque lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas, pessoas juridicas e  pessoa física aplicarem uma parte do IR (imposto de Renda) para ações culturais. A lei surgiu para educar as empresas e cidadões a investirem na cultura e também incentivo a eventos culturais, e a valorização a marca de empresas junto ao público.    

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

As empresas tem o maior interesse e incentivo doam recursos e tem como vantagens dedução de impostos de renda integral ou parcial. Outra vantagem é utilizar sua marca destinada a patrocinios, para melhorar o contato com o público e sua imagem, as ações culturais gerando valorização à sua empresa.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

Em minha opinião é muito importante para nosso país o desenvvolvimento e a cultura, é abrir as portas de uma grande caminhada para crianças, jovens e até mesmo para adultos incentivando seu crescimento cultural e seu bem estar.

1.Qual a sua definição para Contabilidade?
A contabilidade é a ciências que tem por objetivo o estudo das variações ocorridas no patrimônio. Atrás dela é fornecida o Maximo de informações atendendo a exigências legais do fisco e do governo úteis para tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
2.Qual o objetivo da Contabilidade Pública?
Tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos Órgãos e Entidades da administração Pública, e como ramo da contabilidade, oferece à sociedade, de maneira transparente e acessível, o conhecimento amplo sobre a gestão pública. 
3. O que é Siafem e quais seus objetivos?
O Siafem, é um sistema desenvolvido pelo SERPRO, que se baseia no siafi do governo federal, tem como objetivo e missão racionalizar, simplificar e organizar a execução orçamentária, financeira e contábil dos Estados e Municípios, de forma integrados, reduzindo os custos e proporcionando maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos Públicos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com