TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e análise de custos II

Artigo: Contabilidade e análise de custos II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS II

I. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS – INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE

PARÂMETROS OPERACIONAIS

Segundo Leone (1996), todos os custos dentro das firmas observam comportamentos definidos em relação a parâmetros operacionais selecionados. Os custos são originados pelas atividades e pelo volume dessas atividades. Os volumes das atividades são medidos por parâmetros quantitativos, físicos, denominados parâmetros operacionais.

Tanto as atividades-fim quanto as atividades - meio (atividades de apoio e de auxilio às atividades-fim) são realizadas com os consumos de fatores de produção ou de operação. Os consumos dos fatores de produção são os custos.

Os custos são o efeito, o resultado de alguma atividade que se realiza. Mesmo os custos fixos são uma consequência da realização (implantação) de uma operação ou atividade. Os custos não surgem do nada, custo é efeito e não causa. Essa é a ideia básica. Sempre existem fatores, parâmetros, atividades que geram os custos.

CONTROLE DO PARÂMETRO

Diante do que foi apresentado, e generalizando para outros tipos de custos, podemos afirmar que a preocupação primária da gerência será o controle do parâmetro físico, quantitativo (ele é controlável) e, secundariamente, o controle do custo resultante, determinado pela variabilidade do parâmetro que está sendo controlado.

Diminuímos assim alguns problemas tradicionais, que afligiam os contadores e administradores, resultantes do reflexo da flutuação da moeda no valor absoluto dos custos.

O objetivo final, portanto, será estabelecer parâmetros ou indicadores formados por dois ou mais parâmetros. Esses indicadores é que serão os indicadores de gestão. Os indicadores de gestão serão constituídos de unidades de medidas operacionais,

quantitativas, físicas sobre as quais a administração tenha controle. Eles podem ser formados por uma só unidade de medida (parâmetro) ou pela conjugação de dois ou mais parâmetros que formam um terceiro parâmetro.

Observe que um indicador, ou parâmetro, composto por dois ou mais parâmetros ganha um conceito diferente das ideias e significados pertencentes aos parâmetros que o formaram.

Por análoga e para as finalidades de buscar maior entendimento dessa colocação, podemos afirmar que a preparação de um indicador por meio do relacionamento de dois ou mais parâmetros diferentes é a mesma que os químicos costumam fazer quando juntam, dentro de determinadas condições controláveis, dois ou mais elementos simples para formar um terceiro de qualidade e características completamente diferente dos elementos que os constituíram.

O indicador “Resultado liquido do exercício” indica a rentabilidade da empresa ou de uma atividade alcançada em um determinado período.

O indicador “Vendas Líquidas do Exercício” demonstra o desempenho da atividade comercial ou de outra atividade que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com