TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e orçamento público

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

NOME

Dayane Ribeiro de Lima

RA

74136180588

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Contabilidade e Orçamento Público

Aula-tema 03: Introdução: Receita Pública

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade e Orçamento Público apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutora Marcia Marcondes da Silva.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Este trabalho abordará assuntos relacionados a Lei Rouanet, o que é, quais vantagens e qual a importância desta Lei. Abordaremos suas vantagens e desvantagens para as empresas.

  1. O que é a Lei Rouanet?

A lei nº  8.313/9 criada em 1991, é uma Lei Federal de Incentivo á Cultura , também  conhecida como Lei Rouanet. O grande destaque da Lei Rouanet é a política de incentivos fiscais, que possibilita as pessoas jurídicas (empresas) e as pessoas fisícas (cidadão) a aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido, em ações culturais.

A Lei Rouanet institui o PRONAC (Programa Nacional de Apoio á Cultura), que é o responsável por canalizar os recursos arrecadados ao setor cultural.

 

        

  1. De acordo com os textos lidos, quais as vantajens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?

A lei Rouanet foi criada para educar as empresas e os cidadãos a investirem na parte cultural do país. Fazendo isso, elas receberão certificados de reconhecimento que poderão ser utilizados para fins promocionais e incentivadores e o patrocinador poderá inserir sua marca no produto cultural e em todo material de divulgação, valorizando assim a marca da empresa junto ao público.

  1. Na sua opnião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta lei é eficaz ou limitada?

Na minha opinião esse projeto é de suma importância para o Brasil, para o desenvolvimento cultural da Nação.

A partir deste projeto será possível colocar cada vez mais crianças, jovens e até mesmo adultos em contato com projetos culturais, ter fácil acesso á CDs, DVDs, espetáculos musicais, teatrais de dança, filmes, ensinar a conservar o patrimônio histórico e artístico do Pais e passar para seus filhos, netos etc.

O grande problema, na minha opinião, é que a Lei Rouanet ainda é muito limitada, faltando o conhecimento das empresas nesse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (166.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com