TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade intermediária

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é mostrar tudo que uma empresa precisa, regime de competência e regime de caixa, como são realizados os registros, para qualquer tipo de empresa é necessário ter um plano de contas para mostrar toda a movimentação de suas contas sejam elas despesas, receitas e custos, mostrando também a diferença entre custos e despesas, livros contábeis e SPED.

        

        

2  ETAPA 1

Neste capitulo vamos abordar os seguintes temas: regime de competência que é o registro do documento se dá data que o evento aconteceu, pode ser uma venda ou despesas e custos. Regime de caixa já é diferente pois consideramos os registros dos documentos das datas que foram pagos ou recebidos. E por fim, plano de contas quer dizer toda movimentação financeira que sua empresa faz, dinheiro, cheque ou transferência eletrônica.

2.1 Regime Caixa

   Os pagamentos e os recebimentos são reconhecidos no ato quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

   Utilizado frequentemente para a demonstração financeira de entidades públicas, que tem como objetivo identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebidos e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário.

   Em alguns aspectos, a Legislação Fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isso não significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus ditames. Existem Livros Fiscais (como o Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR), que permite os ajustes necessários e controles de tal tributação, à margem da Contabilidade.

   2.2 Regime de Competência

   Como sabemos, o reconhecimento das receitas e despesas/gastos é um dos aspectos básicos da Contabilidade que devem ser levados em consideração para se avaliar adequadamente as informações financeiras de uma empresa.

   O regime de competência é um princípio contábil e, deve ser estendida a toda e qualquer alteração patrimonial, independente de sua natureza e origem. O resultado das transações e eventos são obrigatoriamente, reconhecidas no período em que ocorrem, independente de terem sido recebidos ou pagos no mesmo período.

   Assim, as transações registradas nos Livros Contábeis poderão ser apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (recebidos). É apresentada uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.

2.3 Plano de Contas

   É o conjunto de contas utilizadas para a contabilidade de uma respectiva organização. São todas as movimentações feitas pela empresa, seja em dinheiro, cheque ou transações eletrônicas, que representam valores e são registradas na Contabilidade.

   Para que possamos fazer o registro adequado dessas operações, são usados agrupadores de operações. Registramos nesses grupos e subgrupos todas as operações que a empresa faz. Essa organização tem como função uma maior clareza para a tomada de decisões.

Exemplo: Se você faz uma operação pelo Banco X são registradas na Conta Banco X, se você fizer a mesma operação no mesmo dia, em outro banco, será registrado em outra conta denominada Banco Y, e assim por diante, dividindo todas as operações dentro de contas no seu balanço.

 O plano de contas consiste na relação dessas contas que temos dentro do balanço. Exemplo: Na conta Ativo teremos as contas Bancárias, a Conta Cliente, Conta de Estoques, Conta para Imobilizados. Ele permite que se organize a forma pela qual poderá ser visto o resultado de uma empresa.

  Plano de Contas Sintético: Agrupamento das contas, sem detalhamento das contas, o que dificultaria a análise dos resultados da empresa. Trabalhar no plano de contas consiste em ampliar o nível de detalhamento até o nível que seja útil ao gestor.


Exemplo de Plano de Conta Sintético

 Conta                           Nome

4.1.1.001          Despesas com Pessoal

4.1.1.001          Despesas Administrativas

4.1.1.003          Despesas com Comunicação

4.1.1.004          Despesas com Ocupação

Plano de Contas Analítico: Um maior detalhamento das contas, elas possuem subcontas dentro de um determinado grupo, facilitando a análise das contas.

Exemplo de Plano de Conta Analítico

Conta                                                Nome

4.1.1.001                                   Despesa com Pessoal

              4.1.1.001.0001                         Salários

4.1.1.001.0002                          Férias

4.1.1.001.0003                          13º Salário

Plano de Contas Por Centros de Resultados: São grupos de contas contábeis que acumulam a movimentação da sua empresa e que tem por objetivo indicar o resultado da sua empresa de maneira individualizada.

Exemplo:

Conta                                                      Nome

4.1.1                                                       Produto A

4.1.1.001                                                Despesas com Pessoal

              4.1.1.001.0001                                      Salários

              4.1.1.001.0002                                      Férias

              4.1.1.001.0003                                      13º Salário

4.1.2                                                    Produto B

              4.1.2.001                                              Despesas com Pessoal

              4.1.2.001.0001                                    Salários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (116.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com