TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade no Agro Negocio

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Aluna: Alline Flávia Gonçalves

RA: 1116483

Professor: SERGIO QUERINO ANTUNES

José Raydan- MG

2019


Introdução

As atividades da agricultura e da pecuária não movimentam apenas a economia brasileira. O setor também tem importância social na geração de empregos, alimentação dos brasileiros e desenvolvimento de negócios, quase um quarto de toda a riqueza produzida no país e quase à metade das exportações sai das mãos dos produtos rurais brasileiros.

A agricultura familiar tem também outro papel importantíssimo. Afinal, 70% de todos os alimentos consumidos no Brasil tem origem nos pequenos produtores, como a mandioca, feijão, carne suína e de aves, leite, milho e açúcar são os grandes destaques.

Atualmente, o agronegócio é capaz de produzir diversos tipos de matérias- primas e sustenta outros setores da econômica brasileira, oferecendo subsídios para confecção de roupas, produção de papel, móveis, biocombustíveis, medicamentos e materiais de higiene pessoal. Sem isso, outros pilares que sustentam a economia do país entrariam em colapso e desmoronariam, causando grande impacto negativo para o crescimento nacional.

O Brasil possui uma demanda interna alta para a maioria das culturas e dos vários tipos de carnes produzidas aqui, no entanto, são nossos parceiros comerciais espalhados pelo mundo e que nos geram ainda mais esperança de possibilidade de crescimento e estimulando a busca continua por um aumento de produtividade.


Agronegócio

É um termo utilizado para fazer referência ao contexto sócio espacial da produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente.

Portanto, esse setor da economia envolve uma cadeia de atividades que inclui a própria produção agrícola (cultivo de culturas como o café, algodão, pecuária etc.), a demanda por adubos e fertilizantes, o desenvolvimento de maquinários agrícolas, a industrialização de produtos do campo (como óleos, cigarros, café solúvel, entre outros) e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.

Os produtores investem tanto na produção em si quanto nos elementos que viabilizam ou melhoram a sua execução. Assim, essa atividade integra estudos científicos relacionados com o campo e com a biotecnologia e até com a meteorologia e climatologia, a fim de observar as melhores condições para intensificar a acumulação de capital por parte de seus proprietários.

O agronegócio brasileiro é um dos mais representativos do mundo, sobretudo no que diz respeito à dinâmica de exportações. O Brasil é o maior exportador mundial de café, açúcar e cana-de-açúcar; é também o segundo maior exportador de carne bovina e o maior exportador de carne de frango, sendo também o quarto do mundo na venda internacional de carne suína.


O agronegócio em José Raydan

José Raydan é uma cidade localizada do interior de Minas Gerais, esta dentro do território rural alto Suaçuí grande MG composto por 7 municípios, José Raydan esta em 6° lugar com números de habitantes segundo o último censo do IBGE  4.938 habitantes, e território 180.82 km2,  apesar de se   apresentar  pequena vem se destacando  em relação aos demais municípios vizinhos não significam que a torna menos importante economicamente falando, pois bem antes de alcançar desenvolvimento, as atividades rurais sempre predominaram, contribuindo para o crescimento tanto populacional, quanto financeiro, porque até nos dias atuais pessoas se desloca de outras cidades para está trabalhando em períodos mais frequentes de produções como, por exemplo, nas safras.

Escolha da Atividade Econômica

Referente às atividades de agronegócio na minha cidade, optei pelo leite por ser o carro chefe da atividades agrícolas da minha região e além de ser um ótimo negocio para nossa região e traz tantos benefícios para as nossas pequenas famílias que aumentaram a suas produções com a chegada de melhorias e tecnologias, e que mantem os sustento das famílias e geram mais empregos a cada dia.


Funcionamento do agronegócio em José Raydan

Podemos dizer o agronegócio em José Raydan se divide em três cultivos:

  • Plantio de Tomate

Cultura que surgiu em meados de 2008 com a chegada de agricultores da região do Espirito Santo, que vieram atraídos pelas boas terras, clima, e agua em abundancia para a irrigação dos plantios. Começaram com arredamentos de terras e depois adquirindo seus próprios terrenos e assim gerando empregos diretos em todo o período de produção. Hoje com o aprendizado passado por eles os próprios produtores da regiam começaram a plantar e assim gerando uma renda a mais em suas terras.

  • Criação de gado

Atualmente possui vários fazendeiros criadores de gado de corte, esse tipo de atividade que também esta em crescimento devido à procura de frigoríficos da capital e também do bom preço da carde bovina e é também fonte de emprego direto e indireto na nossa região. Esse tipo de negócio tem sido de muita importância para o desenvolvimento econômico da cidade.

  • Produção de Leite

Porém o carro chefe do agronegócio em José Raydan, é a produção de leite. Pequenos produtores são responsáveis pela demanda que atende a um laticínio que por sua vez beneficia o leite com a produção de queijos e derivados.

Em 2010 por intermédio da prefeitura e da Embrapa chegou em José Raydan o projeto Balde Cheio, que impulsionou ainda mais a produção, gerando assim mais renda e empregos para a população.

Atividade Econômica predominante

Seja para consumo ou para comercialização na zona rural são poucas as casas em que não encontramos ao menos uma “vaquinha”.

Com isso a atividade econômica da região é a produção leite, despertou o interesse de um fazendeiro que resolveu investir na implantação de um laticínio na cidade gerando em média cerca de 200 empregos diretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com