TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade socioambiental

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO 4

1.2 OBJETIVOS 5

1.2.1 Objetivo geral 5

1.2.2 Objetivos específicos 5

1.3 JUSTIFICATIVAS 6

2 REFERENCIAL TEÓRICO 6

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL 6

2.2 CONSCIÊNCIA SOCIAL 8

2.3 ATIVOS AMBIENTAIS 8

2.4 PASSIVO AMBIENTAL 8

2.5 CONTABILIDADE SOCIAL 9

2.6 CONTABILIDADE AMBIENTAL 9

2.7 ECO BALANÇO E BALANÇO SOCIAL .......................................................... 10

3 METODOLOGIA 10

4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

6 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A preservação ambiental sempre foi importante para a humanidade. Tendo em vista o seu crescimento no Brasil. Nos dias atuais a preocupação com o meio ambiente vem se destacando de forma considerável, pertinente aos conceitos de sustentabilidade aplicados.

A responsabilidade ambiental é também obrigação de toda sociedade, não apenas governamental.

A Gestão Ambiental surgiu em resposta ao questionamento de como gerenciar as variáveis ambientais das organizações. Outro problema é saber como controlar os gastos gerados pela Gestão Ambiental. Com isso entra em cena a Contabilidade, com a finalidade de auxiliar neste controle por meio da Contabilidade Ambiental.

Segundo Epelbaum (1997), pode-se expressar sucintamente o comprometimento com o meio ambiente como sendo a contínua intencionalidade e prática em considerar a proteção ambiental nas decisões gerenciais e operacionais cotidianas. Tal noção de comprometimento, para ser considerada abrangente dentro das organizações, deve ser adotada por todos os seus níveis e funções, desde a alta administração até o nível operacional.

A contabilidade é um grande instrumento a ser usado neste processo, mas infelizmente o que se vê nas empresas brasileiras é um uso escasso do conhecimento e aplicação da contabilidade ambiental. A Contabilidade Ambiental não é um novo jeito de contabilização, mas sim uma nova forma de aplicação de técnicas e registros aplicados aos controles e registros da Gestão Ambiental.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

Desta forma, pergunta-se: Como medir a influência dos aspectos socioambientais, no cenário contábil e de que forma esses fatores, levam a contribuir na gestão organizacional.

1.2 OBJETIVOS

O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir, com isso o objetivo em todo deve ser bem definido e simplesmente discorre sobre um assunto. O estudo visa expor evidências acerca das motivações que levam a alocação das práticas de responsabilidade social coorporativa.

1.2.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste estudo é identificar as características que justificam a presença de fatores socioambientais e sua aderência nos processos organizacionais contábeis e agregação de valores para as empresas, com isso cumprir as diversas obrigações com a sociedade se tornando pública suas ações e desempenho.

1.2.2 Objetivos específicos

• Avaliar diferentes motivações de empresários de empresas que realizam ações de responsabilidade social coorporativa e percepções sobre os possíveis ganhos;

• Avaliar os possíveis impactos das ações de responsabilidade nos grupos interessados;

• Discutir a eficiência das diferentes formas de estrutura organizacional em lidar com as atividades de responsabilidade social;

• Apontar a partir das informações analisadas os próximos passos para essa nova dimensão da contabilidade que deve ser necessariamente incorporada aos demonstrativos contábeis.

1.3 JUSTIFICATIVAS

A crescente preocupação com as questões ambientais é a divulgação das ações desenvolvidas pelas empresas que atualmente adotam um método eficiente e eficaz para produzir sem agredir o meio ambiente, gerando uma gestão ambiental que nada mais é que administrar as atividades econômicas e sociais fazendo uma identificação e controle do impacto ambiental. Os gestores devem mensurar seus gastos ambientais de forma a adquirir informações e verificarem a sua competitividade e agregar atos a sua empresa.

Segundo Freitas, Quaresma, Schmitt, Gonçalves e Quintana a questão ambiental a ser adotada nas empresas baseiam-se nas exigências do mercado e nas obtenções de resultado que é a conquista do cliente onde muitos hoje preferem adquirir produtos de empresas que mantém o comprometimento com o meio ambiente.

As organizações que utilizam da contabilidade de gestão ambiental podem proporcionar informações para diminuir custos de resíduos diminuindo seus gastos ambientais. Segundo Brandão (2010) por meio da gestão ambiental reduzem - se os custos operacionais eliminando-se os desperdícios e minimizando as perdas na produção a legislação ambiental e consequentemente uma melhoria na eficiência produtiva da empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Responsabilidade Social Empresarial

De acordo com Oliveira (2013) a responsabilidade Social Empresarial tornou-se um fator de competitividade para os negócios. O que identificava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com