TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilização da empresa projetada

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.037 Palavras (29 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 29

Visão geral

[pic 1]

Apresentação da disciplina:

Olá, eu sou o Professor Regis Garcia e estarei nesta disciplina apresentando a vocês algumas informações importantes sobre alguns temas que consideramos de alta relevância no contexto da contabilidade, principalmente, nesse semestre, no qual você está se preparando para o mercado de trabalho ou se já está, ao menos se encontra na ansiedade de poder declarar-se contador.

Vamos discutir alguns aspectos importantes do plano de negócios e do empreendedorismo que envolve a constituição de novos empreendimentos, passando pelas fases de planejamento, execução e controle dos projetos.

Vamos apresentar a simulação como um importante ferramental de análise capaz de propiciar testes de sensibilidade em projetos contribuindo para o processo de decisão. Por fim pretendemos dar um embasamento teórico sobre o processo de decisão capaz de permitir ao aluno compreender como se dá o comportamento humano no processo de decisão em seus vários contextos, mas em especial no organizacional.

 

Objetivos:

  • Permitir ao aluno uma ampliação dos conhecimentos relacionados à área contábil abrangendo os aspectos da gestão empresarial como um todo.
  • Levar ao conhecimento do aluno as possibilidades envolvidas no processo de simulação empresarial no tocante ao apoio no processo de decisão no contexto das organizações.
  • Proporcionar fontes de estudo que possam contribuir para o conhecimento dos temas e que proporcionem conhecer aplicações práticas no cotidiano empresarial.
  • Oportunizar atividades, em que o aluno desenvolva habilidades específicas trabalhadas de acordo com o conteúdo ministrado.

[pic 2]

Conteúdo Programático:

WEBAULA UNIDADE I – PLANO DE NEGÓCIOS E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

  • Conceitos e aplicabilidade de plano de negócios.
  • Orçamento empresarial na prática.
  • Planejamentos estratégico, tático e operacional.

WEBAULA UNIDADE II – SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

  • Conceitos envolvendo a simulação empresarial.
  • Os resultados ponderados na simulação.
  • Teoria dos jogos.

[pic 3]

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), aula atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo) além do material didático da disciplina.

[pic 4]

Habilidades e competências

Esperamos que ao final de nossa web você tenha obtido a capacidade de identificar em quais circunstâncias o plano de negócios é aplicável bem como tenham desenvolvido a habilidade de construção de um plano de negócios seguindo a estrutura básica que apresentamos na web.

As mesma habilidade e competência esperamos no sentido da simulação empresarial como ferramenta de gestão, ou seja, você deverá ter condições de identificar necessidades e selecionar aplicações para os processos de simulação em vários contextos.

[pic 5]

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir à teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (Portfólio), realização de avaliações virtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, webaula e material complementar.

WEBAULA 1

Unidade 1 – Plano de Negócios e Planejamento Empresarial

1. CONCEITOS E APLICABILIDADE DE PLANO DE NEGÓCIOS

Você já se imaginou iniciando um novo empreendimento que lhe custasse os recursos economizados durante grande parte de sua vida de trabalho sem um planejamento adequado e uma segurança quanto aos resultados e retorno do capital que você pretende pôr no negócio?

Certamente, você tem a consciência de que todos os negócios envolvem certo grau de risco e que nem todos resultam em sucesso, porém entrar em uma aventura empreendedora sem o mínimo de informação é impensável.

Para que tenhamos um mínimo de garantia sobre os possíveis resultados ou sobre a viabilidade financeira de nosso novo empreendimento podemos e devemos lançar mão de um bom plano de negócios que vem a ser o instrumento capaz de fornecer as informações sobre a viabilidade ou não do projeto de investimento.

O termo plano de negócios deriva de planejamento do negócio, ou seja, uma das mais importantes funções da administração das organizações.

[pic 6]

Como visto, ao se recorrer à teoria da administração, essa fase é preliminar à implantação e a do controle de qualquer projeto, portanto, pode-se situar aí a confecção do plano de negócios, ou seja: o plano de negócios é a formalização do planejamento e ocorre na fase preliminar à execução do investimento.

Uma das características do planejamento é a de que ele só existe se de antemão existir seu objeto, ou seja, é este último que justifica o primeiro.

Não existe um planejar sem algo a ser planejado.

[pic 7]

Na maioria das vezes quando uma organização inicia o processo de análise de viabilidade de um investimento, ela se depara com pelo menos as seguintes perguntas: primeiramente o porquê do investimento, que situações estão sugerindo que se pense em fazê-lo, segundo qual investimento é capaz de solucionar o problema inicialmente detectado, na sequência quais são as consequências de fazê-lo e de não fazê-lo. Depois, quanto se necessita para realizá-lo, e quando é desejável ou possível executá-lo e finalmente quais são as previsões e os riscos relacionados à capacidade do investimento em levar a cabo o objetivo traçado na primeira questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com