TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contablidade

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Nas diversas áreas da contabilidade, tanto a teoria quanto a prática estão em constante modificações, enquanto alguns princípios permanecem a despeito do tempo sendo constante fonte do saber. Vivemos em um tempo em que a busca e o encontro de informações  precisas, colaboram para determinar estratégias organizacionais.

E para isso, um profissional contábil precisa de constantes inovações, ser ágil e flexível para proporcionar mudanças e renovações, com a adoção de novas idéias, a partir de uma bagagem de conceitos obtidos anteriormente, onde possam integrá-los às condições do meio organizacional para definir situações e equacionar estratégias eficazes para determinadas situações.

Nesse contexto torna fundamental destacar o embasamento teórico dos profissionais em conceitos, teorias e valores, abordando o mecanismo que leva a compreender o cenário empresarial atual, auxiliando na solução de problemas e permanecer diante as dificuldades encontradas.


  1. DESENVOLVIMENTO

CONTEXTO EMPRESARIAL

A administração é o auge para que bom resultados sejam alcançados numa organização.

 As funções administrativas estão relacionadas com os subsistema de gerência das organizações. Sendo que essas estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão influenciados.

Para Taylor que é considerado "o pai da administração científica" por utilizar métodos científicos na administração de empresas, focava na eficiência operacional, na administração industrial e preocupava com a produtividade dos operários, pois via o homem como um instrumento de produção, ou seja, como máquinas.

O primeiro á conceituar sobre as funções administrativas foi Fayol, pois na época havia a necessidade de fazer uma diferenciação entre as funções operacionais e de gestão.

Henry Fayol foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi desenvolvida a abordagem conhecida como gestão administrativa ou processo administrativo onde foi falado em administração como disciplina e profissão. Seu objetivo era a ênfase na estrutura organizacional.

Cabe ao administrado obter recursos internos e administrá-la estando sempre atento com as mudanças do ambiente externo, avaliando o impacto sobre á empresa e aproveitando suas oportunidades para assim alcançar sucesso e atingir seus objetivos.

E para atingir esses objetivos traçados pela empresa, deve-se utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administradas: planejar, organizar, controlar e dirigir.

O planejamento é considerado a principal função a ser realizado dentro do processo administrativo, pois é através dela que as demais funções administrativas são executadas. Toda atividade ou organização precisa planejar, pois é através do planejamento que alcançará o sucesso de uma ação, ou seja ele indica uma direção a seguir, servindo como parâmetro de uma gestão.

"Planejamento é definido como atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar famas de atingir um futuro desejado " (KAWASNICKA, 1995, p. 169).

O planejamento é fundamentado nas metas definidas pela organização, e ele envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

De acordo com Lobato (2006, p. 34) "para conduzir a gestão estratégica competitiva, a organização deve compreender, de forma coletiva, os limites de suas forças e competências para melhor conhecer o meio ambiente e poder converter em sucesso as oportunidades existentes."

O planejamento estratégico pode ser de longo prazo abordando a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente.

Já o tático é menos genérico e mais detalhado sendo orientado a médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente.

O planejamento operacional é orientado a curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico  e analítico. Com amplitude micro-orientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.

A organização trata-se de arrumar ou organizar trabalho, a autoridade e os recursos (materiais, humanos, processos, etc.) que compõem a organização para atingir os objetivos de uma empresa. Onde os administradores devem adequar á estrutura da organização as seus objetivos e recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com