TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DA CONTABLIDADE II

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE NEGÓCIOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Isabella Juliana de Oliveira Duarte

Jaqueline Lais

Sabrina Alano

Graziella Marchesine

TEORIA E TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DA CONTABLIDADE II

CURITIBA

2016

1)

Teoria da Entidade

        

        A teoria informa que  devemos informar  que a entidade tem uma vida diferente sds atividades e dos interesses pessoais dos proprietários de parcelas de seu capital, podemos dizer que ela tem personalidade Própria.

Teoria do Proprietário

        A Teoria do Proprietário define que o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo e que o resultado é de propriedade dos donos da entidade. Os lucros seriam de posse dos proprietários, os ativos são direitos dos proprietários e os passivos suas obrigações.

        Essa teoria seria considerada falha considerando as tributações pois ocorreria a dupla tributação sobre a renda do proprietário, no lucro societário e no recebimento deste lucro, uma vez que ambas são consideradas como base para o imposto sobre a renda.

Teoria dos Fundos

         Contabilidade por fundo foi desenvolvida para responder as necessidades dos governantes no uso dos recursos públicos. Se um município recebe recursos de um fundo especial para realização de um determinado serviço ou cumprimento de um objetivo, as normas de aplicação dos recursos estão determinadas pela legislação. Este fundo não faz parte da estrutura administrativa e deverá ter uma contabilidade própria, com regras específicas decontroleeprestaçãodecontas.

Entretanto, para a criação de um fundo é importante que exista uma homogeneidade e um objetivo unificador. Isto significa dizer que a existência de fundos pode levar a presença de mais de uma contabilidade, onde cada fundo específico terá valores monetários que irão representar a aplicação de recursos. 

2)Firma Individual: Teoria do Proprietário. A firma individual, hoje conhecida como empresário individual, é aquele que exerce em nome próprio a atividade empresarial. A pessoa física é a titular da empresa, o patrimônio da entidade e do proprietário é o mesmo, onde o titular responde ilimitadamente pelas dívidas. Assim como nesta teoria, onde o proprietário é o enfoque principal das atividades e da contabilidade.

Sociedade Coletiva: É a sociedade das pessoas, constitui-se com uma pluralidade de sócios sem que a lei fixe seu número máximo ou mínimo para realizar atividades lucrativas. Uma caraterística importante deste tipo de sociedade é a responsabilidade econômica ilimitada e solidária de todos os sócios, nas transações feitas a seu nome e por conta da companhia e pelas pessoas legalmente autorizadas para o uso da razão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com