TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas

Resenha: Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Contas

Do ponto de vista contábil “conta” é o nome técnico utilizado para identificar os elementos patrimoniais e de resultado em um Balanço Patrimonial. Os patrimoniais são os bens, direitos obrigações e Patrimônio líquido. Os elementos de resultado são as receitas e as despesas.

Existem dois tipos de contas: patrimoniais e de resultado.

As patrimoniais são usadas para apurar o patrimônio líquido de uma empresa, estão divididas em ativo e passivo. O Ativo se subdivide em ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente, organizada por ordem crescente de liquidez, localizam-se do lado esquerdo do balanço patrimonial e o passivo se subdivide em passivo circulante e passivo exigível a longo prazo e estão do lado direito do balanço patrimonial, organizadas por ordem de exigibilidade de pagamento.

No passivo encontramos a conta Resultado do exercício futuro que é um grupo de contas significativo apenas na atividade de imobiliária, não representando obrigações de entregar bens ou serviços. Nesse grupo são contabilizados os lucros futuros, que serão originados de receita futura.

Patrimônio líquido é a situação líquida patrimonial que a empresa apresenta após deduzir bens e direitos das obrigações que representam o patrimônio bruto, este também está posicionado do lado direito do Balanço Patrimonial apenas por uma questão de equilíbrio. O Patrimônio líquido pode ser dividido em: capital social, reservas e lucros acumulados.

As contas de resultado são aquelas que acumulam valores provenientes de receitas ou despesas geradas no exercício e servem para apuração do resultado do exercício, então, o confronto dessas contas gera um resultado que pode ser positivo ou negativo, ou seja, lucro ou prejuízo.

Acontece lucro quando as receitas são maiores que as despesas e prejuízo quando as despesas são maiores que as receitas.

As contas poderão apresentar situação de débito ou credito dependendo exclusivamente da natureza de cada conta, elas poderão ter natureza devedora ou credora.

Devedora quando os valores do débito são maiores que o crédito, credora, na situação inversa, e nulo quando os dois resultados são iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com