TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria e Orçamento, Auditoria, Perícia, Contabilidade Avançada, Normas Internacionais)  

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 15

                                                                                                           [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DE COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Resumos

(Controladoria e Orçamento, Auditoria, Perícia, Contabilidade Avançada, Normas Internacionais)

 

Aluna: Brunna Trevisan RA: B6923D0

JUNDIAÍ-SP

2017


Controladoria e Orçamento

1. Missão e Estrutura da Controladoria

A controladoria utiliza primordialmente o processo de planejamento e o controle como metodologias no desempenho de suas funções. O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador.

A Controladoria é responsável por: estabelecer bases teóricas e conceituais; modelar, construir e manter Sistemas de Informação e Modelos de Gestão, que supram as necessidades informativas e induzam à tomada de decisão ótima.

Os Instrumentos utilizados pela Controladoria para cumprir a sua missão são: o Sistema de Informação através de simulações e o Processo de gestão com o orçamento previsto e realizado.

2. Modelo de Gestão e Processo de Gestão

O Modelo de Gestão é um conjunto de normas, princípios e conceitos que tem por finalidade orientar o processo administrativo de uma organização, para que esta cumpra a missão para a qual foi constituída. Ele deve corresponder a um conjunto de definições relativas ao processo de gestão empresarial, diretamente derivados das crenças e valores da organização.

O processo de gestão constitui-se num processo decisório configurado no modelo de gestão definido conforme as crenças e valores dos proprietários, portanto, pode assumir diversas formas segundo a realidade de cada empresa. O processo aqui descrito subdivide-se nas fases de Planejamento Estratégico, Planejamentos Operacionais de Longo, Médio e Curto Prazos, Execução e Controle.

3. Planejamento e Controle dos Resultados  

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que permite avaliar as alternativas que empresa pode seguir, é um referencial futuro, simulando as estratégias da empresa e apurando o resultado de cada uma pode-se definir qual é a mais adequada.

Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função de controlar significa averiguar se os resultados obtidos estão de acordo com os que foram planejados.

O planejamento e controle de resultados é um processo, no qual se planejam as ações da empresa, projetando as suas vendas, custos, despesas, investimentos, até a apuração das demonstrações contábeis projetadas e de outros relatórios. Após a implantação do planejamento e controle de resultados que muitas vezes é chamado de orçamento empresarial, deve-se comparar as ações da empresa com o que está previsto no planejamento, esse processo é chamado de controle. Com o controle pode-se corrigir as ações, se elas não estiverem corretas, ou alterar o planejamento, se ele foi mal elaborado. O planejamento e controle de resultados é fundamental, para o êxito econômico-financeiro das empresas.

4. Tipos de Orçamento e Orçamento de Vendas

Existem vários tipos de orçamento, tem o orçamento estático, o flexível e o orçamento base zero. O orçamento flexível, também chamado de orçamento variável estabelece padrões de comportamento dos custos e receitas e é preparado para vários níveis de atividades, ele pode ser ajustado conforme o nível de atividades realizadas. O orçamento estático é definido para um determinado nível de atividades.

Normalmente ao se elaborar um orçamento as previsões são baseadas em dados passados, no orçamento base zero o orçamento é elaborado de baixo para cima, como se o orçamento estivesse sendo preparado pela primeira vez, todos os gastos devem ser revistos. É comum os gestores precisarem justificar os aumentos em relação ao ano anterior, os gastos atuais são considerados como necessários no orçamento base zero cada gestor tem que justificar detalhadamente todos os recursos solicitados.

A primeira e mais importante etapa do processo orçamentário é o planejamento de vendas que visa é estabelecer metas de vendas, orientar a aplicação de esforços para alcançá-las e depois comparar as vendas reais para verificar se o esforço de vendas foi adequado ou não. O plano de vendas é o alicerce do planejamento periódico numa empresa, todo o processo orçamentário começa nessa etapa.

5. Orçamento de Produção

O orçamento de produção uma previsão de unidades a serem produzidas. O orçamento de produção define as quantidades a serem fabricadas ou compradas de cada produto, para elaborar o orçamento de produção é preciso elaborar o estoque de produtos acabados para manter os níveis de estoque necessários para não perder vendas.         

A utilidade do orçamento de produção se deve ao conhecimento prévio de todas as dificuldades e necessidades com que a área de produção encontrará no período considerado no orçamento, é como uma antecipação dos problemas que ocorrerão para atender as necessidades de vendas da empresa, com a vantagem de se poder tomar as medidas necessárias para a correção antes que realmente eles ocorram. Este conhecimento prévio permite decisões mais corretas e proativas por se dispor de mais tempo para a tomada de decisões, permitindo minimizar o conflito entre as áreas de produção e vendas.

6. Planejamento e Controle das Compras de Matérias-Primas e de Mão-de-Obra Direta

O orçamento das matérias primas determina as quantidades consumidas de materiais para a produção e o orçamento dos custos das matérias primas o custo de aquisição dos materiais, levantados pelo setor de compras e considerados os impostos. 

O orçamento das horas de mão-de-obra direta apura a quantidade de horas de mão-de-obra direta necessária para atender a produção orçada, e o orçamento de pessoal está que está subdividido em mão-de-obra direta e mão-de-obra indireta determina o custo dessa mão-de-obra. Nesse módulo vamos abordar a mão-de-obra direta e a indireta será tratada quando estudarmos os custos indiretos de fabricação no próximo módulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (391.5 Kb)   docx (244.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com