TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contábil: estudo das características e sua evolução no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Contábil: estudo das características e sua evolução no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.198 Palavras (29 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 29

PROFISSÃO CONTÁBIL: ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS E SUA EVOLUÇÃO NO BRASIL

Bruno Adrian Carneiro da Silva

Elenice de Oliveira Carrara

Fabio da Cruz Alves

Irene Caires da Silva

Marcelo Lanutte Pinto Junior

Maristela Regina Moraes

RESUMO

Com a globalização, o avanço tecnológico e a posição de destaque do Brasil no cenário econômico e social, a contabilidade ocupa papel de grande importância, exigindo melhor preparação dos profissionais contábeis. Assim, este artigo tem o objetivo de desenvolver um estudo bibliográfico da profissão contábil, desde as origens até as suas conquistas atuais no contexto econômico, descrevendo a história da contabilidade e sua evolução, assim como a evolução do profissional contábil, delineando o perfil deste profissional e sua importância na economia brasileira, caracterizando a sua formação, seu campo de atuação, e os órgãos fiscalizadores da classe. Conclui-se, com os dados elencados neste artigo que a presença da contabilidade já se fazia notar no Brasil desde o início da sua colonização, passando por grandes transformações até os dias atuais, exigindo do profissional contábil adequação frente aos novos desafios de um mercado altamente competitivo, pelo advento do avanço tecnológico e a internacionalização da economia.

Palavras - chave: Contabilidade, Contador e Profissão Contábil.

ABSTRACT

With globalization, technological progress and position of prominence in Brazil in the economic and social scenario, accounting occupies role of great importance, requiring better preparation of accounting professionals. Thus, this article aims to develop a study of bibliographic accounting profession from its origins to its current achievements in the economic context, describing the history of accounting and its evolution and the development of professional accounting, outlining the profile of this professional and its importance in the Brazilian economy, characterizing their training, their field of expertise, and the bodies supervisory the class. It follows, with the data listed in this article that the presence of the accounts have already noted in Brazil since the beginning of its colonization through major changes until the present day, requiring the professional accounting adjustment to the new challenges ahead of a market highly competitive, the advent of technological advancement and internationalization of the economy.

Key Works: Accounting, Accountant, Accounting Profession.

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existe desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que ia surgindo para satisfazer suas necessidades. Desde então, a contabilidade, antes de forma rudimentar, não-sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas até chegar à dinâmica de controle atual. Desse modo, os conceitos variados possibilitam desenvolver com mais critério e brevidade, a aplicação dessa ciência nos mais diversos estilos e modalidades, adaptando-a cada um.

Essa ciência foi ganhando espaço no cenário econômico brasileiro, na medida em que foi exigido maior controle sobre o patrimônio e como conseqüência foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência no seu aspecto profissional acompanhasse os avanços do contexto sócio-econômico e financeiro nas suas funções de controle e orientação da atividade contábil.

Assim, a presente pesquisa busca diagnosticar a realidade da profissão contábil e a relevância no aspecto social e econômico brasileiro, no qual suas funções não se restringem mais aos aspectos meramente fiscais e tributários, sendo o profissional indicado para assumir a controladoria das organizações, em posto de comando e responsável por desenvolver e gerenciar um sistema de informações financeiras, econômicas, patrimoniais e de produtividade que auxiliam o processo decisório dos empreendimentos.

Desta forma, este artigo caracterizado por um estudo bibliográfico tem o objetivo de desenvolver uma análise da profissão contábil, desde a sua história até as suas conquistas no cenário econômico do país; quanto aos objetivos específicos, descreve-se a história da contabilidade e sua evolução; assim como do profissional contábil no Brasil; delineando o perfil da profissional e a sua importância, a formação e o campo de atuação do mesmo; à regulamentação da profissão e atribuição dos contabilistas, bem como as principais mudanças no decorrer dos anos à adaptação a realidade exigida pelo contexto do país.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 - O conceito de contabilidade

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

A seguir destaca-se o seguinte conceito de Gouveia (1993, p.01), “ [...] contabilidade é um sistema muito bem idealizado que permite registrar as transações de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa entidade em uma determinada data”.

Portanto, a importância de se registrar as transações de uma organização é proveniente de uma séria de fatores, como por exemplo: devido ao dinamismo das empresas, com mudança dos seus dirigentes e do pessoal que as opera; a necessidade de comprovar, com registros e documentos, a veracidade das transações ocorridas; a possibilidade de reconstituir, com detalhes as transações ocorridas; a necessidade de registrar as dívidas contraídas, os bens adquiridos, ou o capital que os proprietários investiram no negócio, além de informar os reflexos que as transações provocam na situação econômico-financeira da empresa para que os diversos interessados em seu passado, presente ou futuro tenham conhecimento do seu progresso, estagnação ou retrocesso.

Para Ribeiro (1996, p. 14), “ A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com