TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO O BRASIL E A CRISE

Casos: ESTUDO DE CASO O BRASIL E A CRISE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DE CASO O BRASIL E A CRISE

1) O que é inflação e qual a sua importância sobre a renda do trabalhador?

R: A Inflação tem o intuito de um crescente aumento generalizado nos devidos preços em uma economia de um país. Esta causará um impacto sobre a renda do trabalhador, por causa do aumento fica mais caro demandar os produtos no mercado de bens/svs corroendo assim parte do salário do trabalhador principalmente do assalariado.

2) Defina taxas de juros e explique como ela interfere nos investimentos produtivos na economia.

R: A taxa de juros tem como característica peculiar o preço da moeda, pelo fato de que esta taxa é paga por meio de moedas e quando o consumidor compra analisa o preço como referência. É uma medida de estimulo do governo, que tem a finalidade de interferir no controle do processo inflacionário.

Esta taxa interfere sobre os investimentos produtivos pois quanto mais crescente for a taxa as pessoas pagam menos dinheiro no banco porque trata-se de ser caro a não ser que a atividade que ela exercer vai sobrar o suficiente para pagar o empréstimo.

Se há bastante dinheiro a tendência da taxa é ocorrer redução. Se a quantidade de moeda está em falta a tendência dos juros é progredir para um aumento.

3) Congelamento de preços e poupança é uma forma do governo interferir na economia. Explique

R: O congelamento de preços é uma forma de interferir na economia a mediada que se tem o controle da inflação. Um exemplo desse evento ocorreu no Brasil, como parte do Plano Cruzado, em fevereiro de 1986.

A poupança também é uma maneira do estado nacional interferir na economia onde pode baixar mais os juros básicos da economia brasileira.

4) Explique resumidamente o que foi o plano real.

R: O Plano Real trata-se de uma estabilização e reformas econômicas. Possuía também o objetivo de controlar a hiperinflação que assolava o país. Foi um plano de estabilização econômica eficaz ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.

5) O que significa afirmar que o plano real trouxe valorização cambial?

R: O plano real trouxe valorização cambial devido ao fato de ter facilitado as importações, juros da dívida externa.

6) O que são sistemas de bandas cambiais?

R: Bandas cambiais é um sistema econômico, que no Brasil foi utilizado pelo Banco Central do Brasil, no plano real, onde ele tem a finalidade de estabelecimento de uma faixa ou banda em que o câmbio flutua livremente e intervém no mercado de câmbio, com a intenção de impedir que a taxa de câmbio ultrapasse os limites da banda.

7) O que é inflação inercial?

R: Inflação inercial trata-se daquela que se sustenta pela inflação passada. Prevendo a inflação os produtos tinham os seus custos aumentados na mesma proporção os preços foram indexados e os salários eram aumentados quando a inflação atingia certo patamar determinado. Essa inflação foi reconhecida no plano cruzado, pelo índice de preços que realimentava a inflação.

8) Quais foram as principais ações do Fernando Henrique após assumir o poder em 1995?

R:

 Continuidade do plano Real;

 A aprovação de uma emenda constitucional que criou a reeleição para os cargos eletivos do Executivo;

 Introduziu o primeiro programa de distribuição direta de renda, o Bolsa Escola (posteriormente transformado no Bolsa Família no início do governo Lula), beneficiando mais de 5 milhões de famílias.

9) Qual foi o principal objetivo do plano real?

R: O principal objetivo do Plano Real foi de controlar a inflação, reduzir as taxas de juros para crescer economicamente, investindo em bases estáveis que provocasse a demanda na produção, a queda na inflação e elevando o crescimento dos investimentos estrangeiros diretos.

10) Qual o principal ônus dos investimentos estrangeiros no País?

R:

11) Cite as principais crises econômicas que ocorreram à partir de 1995, localizando=as no tempo e em qual período de governo aconteceram?

R:

 Crise no setor energético, que ficou conhecida como Crise do apagão que ocorreu por falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energia;

 Uma forte desvalorização da moeda provocada por crises financeiras internacionais no México, Rússia e Ásia levou o Brasil a uma grave crise financeira que, para ser controlada, teve como consequência um aumento dos juros, o que levou aos juros reais mais altos de sua história e a um aumento significativo na dívida interna;

 A Polícia Federal estima que o governo do FH girou mais de US$ 2 bilhões através do Opportunity Fund e os escândalos do caixa dois de sua campanha eleitoral, cujas planilhas mencionavam subsidiárias da empresa Alstom que, segundo o Der Spiegel, está sendo acusada pelo governo suíço de ter pago em 1998, através da Companhia de Assessores de Energia, uma empresa panamenha, propinas no valor de 200 milhões de dólares a integrantes do governo brasileiro para obter a concessão da Usina Hidrelétrica de Itá no Brasil, no episódio conhecido como o Escândalo do caso Alstom.

12) Quais as consequências para as empresas brasileiras:

- O FATO DO BRASIL TER UMA MOEDA VALORIZADA( REAL FORTE)

R: Nenhuma, pois uma moeda forte significa uma população com maior poder de compra, um mercado interno mais robusto, uma inflação mais baixa, uma indústria mais produtiva e uma sociedade mais conectada com o resto do mundo.

- A REDUÇÃO DAS BARREIRAS COMERCIAIS PARA AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS ENTRAREM NO MERCADO NACIONAL VENDENDO SEUS PRODUTOS

R:

13) Porque a balança comercial brasileira apresentou crescente defict no primeiro mandato do governo Fernando Henrique?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com