TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos diretos e indiretos

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

1ª ETAPA- Resumo: Custos Diretos e indiretos

O custo representa um consumo de valores decorrentes de atividades industriais, comerciais, ou de prestação de serviços. O custo direto É aquele que pode ser atribuído ou identificado direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. São aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos e constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos.

Exemplos de custos diretos:

• Matérias primas usadas na fabricação do produto

• Mão de obra direta de Serviços.

Ao contrario do custo direto, o indireto pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído ou identificado diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas e critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado, os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Exemplos de custos Indiretos:

• Mão de obra indireta é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

• Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

• Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros e manutenção de equipamentos.

Terminologias aplicada a contabilidade de Custos

A terminologia de custos foi desenvolvida a fim de evitar possíveis confusões com os grupos abaixo:

Gastos: é o sacrifício financeiro para a obtenção de um bem ou serviço, como por exemplo Gastos com mão-de-obra, Gastos com aquisição de mercadorias para revenda, Gastos com aquisição de máquinas e equipamentos.

Desembolsos: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto à vista ou a prazo.

Os Gastos podem ser classificados em: Investimentos, Custos ou despesas:

Investimentos :Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuro, como por exemplo, aquisição de móveis e utensílios, aquisição de imóveis, Aquisição de marcas patente, aquisição de material de escritórios, Aquisição de máquinas e equipamentos

Custos: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, como por exemplo, salário do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação e depreciação dos equipamentos da fábrica.

Despesas: Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas, em temos prático, nem sempre é fácil distinguir custos de despesas, Pode-se entretanto, propor uma regra simples do ponto de vista didático, todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto são custo, a partir daí são despesas. Por exemplo, salários e encargos sociais do pessoal de vendas, energia elétrica do escritório, gastos com combustíveis e refeições do pessoal administrativo e telefone do escritório.

É importante ressaltar que os encargos financeiros incorridos pela empresa, mesmos aqueles decorrentes de insumos para a produção, são sempre considerados Despesas.

Perdas: é um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa, por exemplo incêndio na mercadoria, enchente, salário de funcionários em greve e etc.

ATIVIDADES:

1) Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

(I) Compra de matéria-prima

(C) Consumo de energia elétrica

(C) Utilização de mão-de-obra

(D) Consumo de combustível

(D) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(I) Aquisição de máquinas

(C) Depreciação das máquinas

(D) Comissões proporcionais às vendas

(D) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(D) Depreciação do prédio da Empresa

(C) Consumo de matéria -prima

(I) Aquisição de embalagens

(P) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

(P) Remuneração do tempo do pessoal em greve

(C) Geração de sucata no processo produtivo

(P) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

(D) Reconhecimento de duplicata como não recebível

(D) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

(D) Gastos com seguro contra incêndio.

(C) Consumo de embalagens.

2) Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:

(V) O registro dos encargos financeiros deve ser tratado na Contabilidade como despesa, não como custo.

(V) O Custeio por Absorção deriva da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.

(F) Os encargos financeiros são custos de produção, já que podem ser identificados com financiamento de matérias-primas ou outros fatores de produção

(F) Gastos relacionados ao processo de produção são despesas.

(V)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com