TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÃO CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Por:   •  9/5/2015  •  Exam  •  3.399 Palavras (14 Páginas)  •  2.222 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE        

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL        

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIL        5

2.4 DEMONSTRAÇÃO CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO        6

2.5 A MISSÃO DA EMPRESA        6

2.6 A VISÃO EMPRESARIAL        7

2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLA): ELEMENTOS, FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA        7

2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE-TAREFA E MACRO AMBIENTE (ELEMENTOS E COMO AGEM SOBRE O FUNCIONMENTO DAS ORGANIZAÇÕES)        8

2.9 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE        10

2.10 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS        11

3 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Através da contabilidade é que se evidenciam os aspectos qualitativos e quantitativos do seu patrimônio.

O conteúdo a seguir oferece um material didático que possibilita assimilar com facilidade todo o mecanismo que envolve a Ciência Contábil, ensinando os processos de contabilização, dando-lhes condições para conhecer e elaborar Demonstrações Contábeis, Administração de empresa com sucesso e conhecimento jurídico na área contábil.


  1. DESENVOLMENTO

  1. CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE;

A Contabilidade é um sistema de informações conhecido como a Ciência que estuda o Patrimônio de uma entidade visando fornecer dados, controles e registros relativos aos Atos e Fatos da administração econômica de cada entidade.

Através de técnicas, normas e princípios a Contabilidade mantém um controle permanente do Patrimônio evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações possam tomar decisões empresariais. As informações de ordem econômica referem-se às movimentações das compras, vendas, despesas e receitas, demonstrando os lucros ou os prejuízos apurados.

O principal objeto da Contabilidade é o Patrimônio, que é composto pelos Bens, Direitos e Obrigações e dele será feito todo o controle para averiguar quaisquer alterações e variações bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.

Para dar suporte a todos os investimentos, apurações, administrações e resultados de uma entidade é necessário o apoio da Contabilidade que participará do processo decisório de novos empreendimentos bem como no crescimento da gestão financeira das entidades.

A entidade deve manter um sistema de escrituração dos seus Atos e Fatos Administrativos considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis que através destas documentações será levantado anualmente o Balanço Patrimonial e o resultado econômico.

  1. escrituração contábil;

A Escrituração Contábil de qualquer empresa é uma necessidade numa época onde a informação é tão importante, ela é uma técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio.

O Livro Diário é um livro obrigatório onde serão lançados todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, diariamente e que provocam modificações no Patrimônio, bem como aqueles que possam vir a modificar futuramente. O lançamento é feito em ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados.

O Livro Razão é atualmente obrigatório e indispensável em qualquer tipo de empresa. É um livro de grande utilidade para a Contabilidade porque registra o movimento individualizado de todas as Contas. O Razonete é uma versão simplificada do Livro Razão que é representação graficamente em forma de T bastante utilizada pelos contadores, um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil.

 O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e a elaboração de demonstrações contábeis, como o Balanço de Verificação do Razão, o Balanço Patrimonial e outras.

O Livro Caixa também é auxiliar, nele são registrados todos os Fatos Administrativos que envolvem entradas e saídas de dinheiro.

  1. . a contabilidade na gestão empresarial – a importancia da contabilidade para as empresas e para o gestor;

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável para a Gestão de Negócios, pois é através dos dados fornecidos pelo estudo de cada Patrimônio que poderá ser realizada uma projeção futura para o fluxo de caixa. Se esta projeção for bem feita e obedecida rigorosamente os planejamentos de investimentos da Gestão Empresarial poderá ser realizado com sucesso.

Diante de tantas mudanças, hoje, no mercado a competitividade vem alcançando as áreas das indústrias, dos comércios e dos serviços o que faz com que fiquem atentas para atenderem essas demandas. Desta forma a Contabilidade e a Gestão da Entidade devem esta sempre interligada para que possam conseguir atender todas as necessidades desta demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com