TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL EMPRESA AREZZO

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.726 Palavras (31 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

[pic 2]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Faculdades Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Desafio Profissional

Ciências Contábeis

Série: 6ª / 7ª

EMPRESA AREZZO

Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais.

Tutor (a) à distância:

Campinas

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        2
  2. DESENVOLVIMENTO        3

2.1 - Depreciação        3

2.2 - Coligadas, Controladas e Lançamentos Contábes        9

2.3 - Projeções - EBITDA        12

2.4 - Análises Horizontais e Verticais        14

2.5 - Seguro Empresarial        20

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        27
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        28


  1. INTRODUÇÃO

Na posição de consultora contábil tenho a oportunidade de realizar um estudo extremamente pertinente a partir de dados que foram extraídos da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, da empresa AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A, listada na bolsa de valores, a Arezzo é uma empresa de linha única em produtos de couro.

Em nosso estudo vamos tratar sobre depreciação, o tratamento da depreciação ancorado com a Lei nº. 6.404/76, juntamente com o Pronunciamento Técnico CPC 27, que permitiu melhor aderência da prática contábil brasileira às normas internacionais. O objetivo desse nosso estudo é realizar a simulação em três diferentes métodos de depreciação, analisando os impactos de cada um nos lucros da empresa, buscando determinar com clareza a melhor opção, que atenda as expectativas.

A decisão de investir em uma nova modalidade de vendas tem que ser cuidadosamente projetada, feita uma análise critica, para isso nosso estudo contempla com o EBITDA um conceito muito importante para investimentos em todos os níveis, busca determinar a melhor projeção, apresentando resultados com cenários favorável e desfavorável, assim auxiliando com clareza nas tomadas de decisões.

O estudo comtempla cálculos dos índices financeiros, sobre as demonstrações financeiras, os índices têm particularidades fundamentais para oferecer um panorama da situação econômica e financeira da empresa, além de servirem de medida para a construção de um quadro de avaliação. Podemos também, através dos índices, analisar a situação financeira separadamente da situação econômica para, na conclusão, efetuar a junção dessas duas análises.

Conclui meu estudo com uma pesquisa sobre seguro empresarial, o quão fundamental o seguro empresarial é para manter o negócio da empresa Arezzo a salvo, a probabilidade de um sinistro que pode ocorrer por conta de vários riscos que uma empresa esta exposta.

A pesquisa apresenta a elaboração de cálculos necessários de um seguro empresarial e a importância de se ter um seguro empresarial como garantia de segurança da empresa como um todo.

        

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PASSO 1: DEPRECIAÇÃO

Como consultora meu primeiro passo foi realizar um estudo sobre a mudança do critério de depreciação do ativo da empresa Arezzo, meu estudo foi alicerçado no CPC 27 Ativo Imobilizado, correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 16, que tem como objetivo determinar tratamento contábil para os ativos imobilizados, com o objetivo dos gestores usuários das demonstrações contábeis possam avaliar as informações sobre os investimentos da empresa em seus ativos imobilizados, tal como suas mutações. A depreciação é o reconhecimento do consumo dos benefícios econômicos do ativo e abrange o uso esperado desse ativo, seu desgaste físico, obsoletismo técnico e seus limites sobre o uso desse ativo, o cálculo da depreciação se baseia nos critérios da vida útil, valor residual e métodos de depreciação.

Abaixo temos as seguintes informações:

  • A vida útil do bem de 5 anos;
  • O número de peças a ser fabricadas será de 600 mil em cinco anos;
  • Valor do Imobilizado R$ 67.636,00;

Para realizar a mudança no critério de depreciação, efetuei os cálculos em três diferentes métodos: método da linha reta, método das unidades produzidas e método dos saldos decrescentes, a empresa poderá optar pelo melhor método que reflita a capacidade de gerar benefícios futuros, porém, devido ser aceito pelo Fisco, no Brasil o mais aplicado é o método da linha reta:

 O método de depreciação utilizado reflete o padrão de consumo pela entidade dos benefícios econômicos futuros. 61. O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança. Tal mudança deve ser registrada como mudança na estimativa contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 - Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas. A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere. O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil. O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (739.8 Kb)   docx (443.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com