TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - TEORIA DA CONTABILIDADE, CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  25/5/2015  •  Monografia  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Mudanças nos cenários de Mercado e de Negócios são cada vez mais constantes, nota-se no entanto que exige-se muito da uma dedicação e conhecimento para poder se manter em Mercados cada vez mais competitivos.

As teorias da Administração, assim como na Economia, se dividem em várias correntes e abordagem, sendo que a cada abordagem é representada de uma maneira específica de encarar uma tarefa e ainda as suas características do trabalho administrativo.

Em meio a esse cenário as Empresas Familiares passam muitas vezes por sérios problemas para conseguir sobreviver aos seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade e longetividade do segmento de uma Empresa.

Através dos conhecimentos oferecidos, dentro de uma visão ampla e geral dos processos administrativos, podemos avaliar fundamentos que mostram a existência de várias Empresas que aplicam conceitos econômicos antigos, talvez por falta do conhecimento de novas técnicas, ou seja, necessitam de uma Política Empresarial de Gestão de Conhecimento adequada.

2. PERFIL DA SUCESSÃO FAMILIAR DE EMPRESAS

Dentre vários riscos que se defronta uma Empresa Familiar ao longo de seu período de vida o processo familiar é um dos maiores e mais fatais. O Processo de sucessão familiar pode ser por muitas vezes complexo e confuso na vida do seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração de seguinte tendo influência tanto na parte financeira dos negócios quanto para o lado emocional.

“Segundo Domingos Ricca, Consultor especialista e autor de vários livros sobre o tema, a realização de um planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de se assegurar a perpetuação de um Negócio.” (Revista Incorporativa).

2.1 – INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

A Indústria de Bebias Pira, um exemplo de Empresa Familiar que trabalha no ramo de bebidas alcoólicas na região metropolitana de São Paulo e que tem seu Fundador o Dr. João Barroso, é um Empresa Familiar de sucesso no segmento de bebidas, mas que passa por uma crise de gestão, pois seu fundador sentindo já o peso da idade, decidiu que pretende se aposentar e transferir a gestão da empresa para seus filhos Paulo e Iran, sendo que os mesmos desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com orientações de Dr. João.

2.2 – PROCESSO SUCESSÓRIO

Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento, pois o mesmo é um ponto mais vital para sobrevivência da empresa, sendo necessário o envolvimento de todos, tanto o sucedido, o sucessor, a família e a própria empresa também. Portanto o Dr.João deverá antes de sua saída definitiva dar o melhor suporte junto com a consultoria externa, esta mesma sugerida tal para facilitar uma melhor análise de escolha de um futuro sucessor para a empresa junto com seus filhos Paulo e Iran e também a possíveis sucessores dentre os setores da Indústria de Bebidas Pira, deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem o mesmo foco e prioridade a continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa visto ao fato de que os mesmos já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral, mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação para continuidade dos negócios da Indústria de Bebidas Pira.

2.3 – PERFIL DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Auto Controle Emocional - X

Capacidade de transferir conhecimentos X -

Senso crítico X X

Conhecimento das Funções da Empresa X X

Administração e Coordenação X -

Processos de Industrialização - X

Liderança e Motivação X X

Atitudes Empreendedoras X -

Avaliação e Equilíbrio X -

Foco, resultados e auto realização X X

2.4 – PERFIL DEFICITÁRIO DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Explicação

Autocontrole emocional - X Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas

Realizar Cálculos e Provisões - X Paulo apresenta dificuldades com cálculos e provisões

Senso Crítico X X Ambos teêm dificuldades e criticas a gestão de seu pai

Capacidade de Transferir Conhecimentos X - Paulo tem dificuldades em transferir ou repassar informações

Administração e Coordenação X - Iran não desenvolve o trabalho administrativo corretamente

Processos de Industrialização - X Paulo não conhece o processo industrial

Atitudes Empreendedoras X - Iran tem dificuldades em reconhecer inovações empreendedoras

Avaliação e Equilíbrio X - Iran se perde ao desempenhar avaliações para um equilibrio

Comunicação X - Iran não desempenha o papel de gerenciar e se comunicar

Prioridades X - Iran não consegue separar e priorizar atitudes da empresa

3 – PLANO DE SUCESSOR PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

“A Empresa e a Família só sobreviverão e se sairão bem se a família servir à Empresa. Nenhuma das duas se sairá bem se a empresa for dirigida para servir a Família.” (Peter Druker)

Portanto, para que aja um bom desenvolvimento do plano de sucessão familiar à Indústria de Bebidas Pira, a consultoria externa e o fundador da Empresa atue juntamente aos setores que envolvem a empresa de uma forma geral, sendo que junto com a empresa enfatize no sucessor desde a escolha uma estrutura voltada a busca por adequação e formação acadêmica melhorada ao perfil da empresa e do mesmo, ao diálogo e que implante um sistema de gestão voltada a governança corporativa, pois o mesmo envolve melhor os relacionamentos entre Acionistas ou Cotistas, Conselho Administrativo, Diretoria, Auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com