TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Belo Horizonte – Unidade 2

ADMINISTRAÇÃO

Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade

Maíla Silva Dorico

RA: 89882214780

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor: Priscila de Souza Munari

Belo Horizonte, 01 de novembro de 2014.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        .................................................................................................... 2

2. SITUAÇÃO ATUAL ............................................................................................... 2

3. PROPOSTAS SUSTENTÁVEIS          ............................................................ 4        3.1. Sustentabilidade Econômica        ..................................................... 4

        3.2. Sustentabilidade Ambiental        ....................................................  5

3.3. Sustentabilidade Social        .............................................................  7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        ............................................................................... 8

5. REFERENCIAS        .................................................................................................... 9

 


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo transmitir para os proprietários da empresa L&Construção os benefícios de se adotar uma politica de desenvolvimento sustentável em seus projetos de construção, visando um fortalecimento da marca e também um aumento no lucro, que conforme artigos de grandes consultorias internacionais, a adoção de politicas de sustentabilidade na gestão da empresa traz diminuição nos custos e aumentos dos lucros.

Serão descritos também alguns processos e metodologias para se implantar tal politica, de forma que ao final da leitura deste, esteja de maneira clara, o que a empresa L&Construção terá de benefícios com tal mudança para que seus proprietários possam decidir pela mudança ou não.

2. SITUAÇÃO ATUAL

A empresa L&Construção atua principalmente no segmento de construção civil desde o ano de 1983, seu principal foco é a construção de casas populares de qualidade que a fez se destacar e ser conhecida no estado em que atua.

A construção civil, dentre as atividades produtivas, é o maior gerador de resíduos e também responsável por grande consumo de agua e energia. Além disso o ramo da construção civil, no Brasil, consome cerca de 75% de recursos naturais que são extraídos diretamente do meio ambiente.

Só como exemplo, um dos produtos que possui maior demanda de consumo nesse ramo é o cimento. Sua produção tem impacto extremamente negativo ao meio ambiente pois as cimenteiras fazem uso intensivo de energia elétrica para processar o calcário, além disso o calcário passa por um processo de descarbonatação em grandes fornos gerando grandes emissões de carbono no meio ambiente.

A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. “Esses reflexos” são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico.

A obra localizada em um espaço urbano, já um tanto alterado, a primeira vista não parece causar danos significativos. Mas com um olhar mais atento e crítico pode-se perceber, e prever, danos como a impermeabilização de boa parte do terreno, o impacto visual causado pela obra, poeira e barulho causados, geração de resíduos da construção, entre muitos outros que poderiam ser citados

Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.

Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual. Como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.


3. PROPOSTAS SUSTENTÁVEIS

A seguir apresentaremos algumas ações para que a empresa L&Contrução possa adotar uma política sustentável.

3.1. Sustentabilidade Econômica

Titulo da ação: Projeto de Organização do Canteiro de Obras

Objetivo

Ação

Resultados Esperados

1- Organizar o Canteiro de Obras de maneira sustentável, separando os materiais descartáveis e reaproveitando-os.

A. Separar os entulhos

Favorecer o meio ambiente e diminuir o descarte de materiais no meio ambiente.

B. Separar os plásticos e os papéis.

Plásticos e papéis são totalmente recicláveis, permitindo assim algum retorno financeiro com a venda do mesmo

C. Separar os metais

Os metais também são totalmente recicláveis, e é possível criar parcerias com empresas para a reciclagem desse material e conseqüentemente um retorno financeiro.

2- Adotar materiais sustentáveis para a construção civil

A. Reduzir o uso de materiais com alto impacto ambiental

Diminuir o custo com materiais não sustentáveis

B. mudança dos conceitos da arquitetura convencional na direção de projetos sustentáveis

Usar materiais sustentáveis, tornando os projetos flexíveis e eliminando processos que causam impacto ao meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com