TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE E TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de ADMINISTRAÇÃO ou CIÊNCIAS CONTÁBEIS

4a SÉRIE - 2015/2

Disciplinas norteadoras:

Matemática Financeira

Direito Empresarial e Tributário

Direitos Humanos

DESAFIO PROFISSIONAL _ 2ºbim

OLEOSA da SOJA

EVA RODRIGUES BRITO

RA: 8904156175

Tutora a Distância (TTD): Priscila Calita Salomão Barreira

Tutor Presencial (TTP): Prof. Luciano Soares Quevedo

BARRA DO GARÇAS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

DESENVOLVIMENTO        04

PASSO 01        04

Ata da Reunião ...................        04

PASSO 02        05

Análise Investimento montante        05

PASSO 03        06

Análise de investimento taxa interna de retorno        06

PASSO 04        07

Análise de investimento taxas equivalentes        07

PASSO 05        08

Relatório de Viabilidade        08

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

INTRODUÇÃO

        

A empresa Oleosa de Soja está no mercado há bastante tempo. Em São Paulo, iniciou suas atividades em 1983 produzindo óleo e farelo de soja. Com o passar do tempo, o aumento da população e por se tratar de um produto de alta periculosidade, os moradores do bairro onde a empresa esta situada elaborou um movimento de protesto juntamente à Prefeitura da Cidade solicitando a saída da empresa desse local.

        A empresa foi comunicada pela Prefeitura através de uma declaração e de um laudo do Ministério da Saúde, sendo assim, a mesma também foi intimada a deixar o local onde exerce suas fincões em São Paulo com um prazo de dois anos, porem terá que instalar filtros para diminuir o odor e amenizar os ruídos com uma inspeção posterior para verificação da Prefeitura para autorização de gestão de 2 anos quando a mudança será efetivada.

        A diretoria da empresa se reuniu com os gerentes financeiros para estudar o caso e providenciar as mudanças necessárias. A empresa já possui uma fábrica em Volta Redonda no Rio de Janeiro e nesse momento o principal objetivo é a compra de um terreno ao lado da fábrica no R.J. Para a construção de uma nova refinaria.

        Com a mudança a empresa obterá varias vantagens financeiras. Observemos a seguir o planejamento e os resultados obtidos para a verificação da possibilidade de mudanças.

  1. ATA DA 1ª REUNIÃO

Ata de Reunião da Associação de Moradores com os Representantes da Prefeitura e da Empresa Oleosa da Soja, que iniciou suas atividades em 1983 em um Bairro em São Paulo, produzindo óleo de soja.

Aos Dezessete dias do Mês de Novembro do ano de Dois Mil e Quinze (2015), foi realizada uma reunião entre a Associação dos Moradores do Bairro, Representante da empresa e da Prefeitura, onde foi discutido sobre a saída da empresa do Bairro, visto que a mesma tem causado grande desconforto a sociedade por causa do forte odor e dos resíduos provocado pelo funcionamento da mesma. No sentido de mediar ás discussões a Prefeitura sugere que a Oleosa da Soja instale filtros temporário nas estufas, isto baseado no laudo do Ministério da Saúde. O (representante da Empresa afirmou que está estudando o caso e tratando das providencias para a mudança da empresa para Volta Redonda no Rio de Janeiro, onde poderá construir uma nova refinaria ou então mudar para um bairro industrial em São Paulo, e que tudo isso está dependendo do planejamento financeiro e tributário da empresa. Sendo expostos os problemas, a empresa assegurou que a população dos bairros vizinhos não será exposta a riscos  e eventuais problemas de saúde, e que irá tomar as medidas cabíveis para a solução dos mesmos. Sendo assim, a empresa se dispôs a instalar filtros para amenizar odores e ruídos até a sua saída no prazo de dois anos.

  1. RELATÓRIO DE VIABILIDADE

A empresa Oleosa de Soja fez um estudo sobre possíveis rendimentos e investimentos enquanto permanece no estado de São Paulo.

        Considerando todas as estratégias elaboradas, a Diretoria da empresa Oleosa de Soja vê viabilidade na mudança da empresa de São Paulo para o Rio de Janeiro, levando em consideração que a empresa deverá lacrar sua fabrica em São Paulo num prazo de dois anos e imediatamente fazer melhorias na mesma para a sua permanência nesse período.

        Os diretores da empresa ficaram satisfeitos com o resultado positivo obtido pelo estudo dos investimentos feitos na mesma, sendo possível verificar que a empresa gasta um valor maior com sua permanência no estado de São Paulo com fretes e serviços. Sua mudança para o Rio de Janeiro abaixará significativamente os custos e esse período de dois anos renderá valor significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com