TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O assunto base deste trabalho trata-se da Globalização como um todo. Explicando ao máximo suas definições, suas origens, seus impactos positivos e negativos na sociedade atual e como a mesma enxerga e acredita que de fato seja a globalização. O quanto este assunto é pertinente e importante até pras pessoas que nem saibam do que se trata.

Como assuntos totalmente interligados, o Outsourcing poderia ser encarado como uma das consequências da globalização, assim como, também com suas vantagens e desvantagens.

Aproveitando para demonstrar a ligação que há entre a Globalização e o Outsourcing, a marca Hyundai foi uma das melhores empresas para se exemplificar esta junção. Uma empresa que começou de forma simples mas que hoje encontra-se entre as 5 maiores fabricantes de carros do mundo , fortalecendo a sua marca e se colocando com força no mercado de produção de veículos.

Definições de Globalização

A globalização nada mais é do que um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, tornando o mundo todo interligado. Esta foi a forma que os diferentes mercados de diferentes países encontraram de interagir e aproximar pessoas e mercadorias, gerando uma expansão capitalista possibilitando transações financeiras e expansão dos negócios.

Segundo historiadores, o fenômeno da globalização teve início entre o século XV e XVI com as grandes navegações, com os europeus entrando em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.

Mas foi no final do século XX que a globalização se efetivou de vez, com a queda do socialismo da União Soviética e o inicio da Revolução Industrial, fazendo-se necessário definitivamente a expansão do fluxo comercial mundial.

A globalização dentro do contexto cultural, é o grande responsável em exportar para outros países os padrões socioculturais, recriando hábitos, costumes, novas formas de pensar e agir.

Uma das grandes vantagens da globalização é ter proporcionado a facilidade de acesso ao consumidor à produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. A globalização colaborou também na atração de investimentos de outros países.

Porém, junto com as vantagens, a globalização trouxe consigo algumas desvantagens, como a concentração da riqueza, fazendo com que o dinheiro fique nos países mais desenvolvidos, enquanto alguns países vivem em estado de extrema pobreza. A globalização possibilitou também a ocorrência de diversas crises mundiais.

Outsourcing

Podemos definir Outsourcing como a prática de transferir a responsabilidade de executar determinada atividade de serviço, para uma empresa terceira. Porém, a empresa pode realizar esta subcontratação da empresa terceira, mas desde que esta terceirização não seja da atividade fim, ou seja, não esteja ligado ao procedimento que dará origem ao seu produto final.

Outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde se contrata outra empresa para auxiliá-la em seus processos, como uma parceria no processo produtivo.

Uma das principais vantagens deste tipo de terceirização é a redução de gastos. Ajuda também a empresa focar nos serviços-chave, já que alguns dos seus processos estão sob responsabilidade de terceiros.

As principais desvantagens desta modalidade são os riscos de perder gestão de alguns procedimentos, reduzindo a segurança, ou até mesmo que a empresa terceirizada não atenda os objetivos propostos, o que pode acarretar problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados.

Hyundai

A montadora nasceu no dia 29 de Dezembro de 1967 dentro do conglomerado Hyundai Engineering and Construction Company, fundado em 1947 por Chung Ju-Yung, com ajuda de seu irmão Se-Yung Chung, na Coréia do Sul, num período pós-guerra onde a economia global estava em fase de grande crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com