TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA CONTA

Tese: DETERMINAÇÃO DA CONTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475. É reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

Até a primeira metade da década de 70, o profissional do ofício técnico também era conhecido como guarda-livros (correspondente do inglês bookkeeper), mas o termo caiu em desuso.2

Em junho de 2013 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou no Brasil a existência de 484.870 contabilistas e 81.511 organizações contábeis ativas.3

Assim, 1202 seria um marco devido a obra do famoso Leonardo Fibonacci, que ensinou o uso do ábaco e propôs a substituição dos numerais romanos pelo algarismos arábicos para se efetuar cálculos. Em 1494 houve a publicação do célebre texto de Luca Pacioli sobre o método das partidas dobradas, enquanto 1840 seria o ano em que surgiria o primeiro trabalho reconhecido pelos mestres como científico.

Em 1931 vem a primeira grande vitória da classe contábil: é sancionado o decreto federal nº 20.158, que organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão. É criado o curso de contabilidade, que formava dois tipos de profissionais: os guarda-livros, que cursavam dois anos e perito-contadores, que cursavam três anos.

DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE:A contabilidade é definida como a ciência que estuda o patrimônio, isto é, o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Bolsa de Valores de São Paulo. Ações são um exemplo atual de patrimônio.,Barra de ouro. O ouro quase sempre foi considerado um patrimônio valioso na história das civilizações.Os automóveis são considerados patrimônios pessoais importantes na nossa sociedade atual.

A CONTABILIDADE NA IDADE ANTIGA: Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio.

Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e em Ur, também na Suméria. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da contabilidade.

O Antigo Egito também contribuiu com grandes avanços na ciência contábil, principalmente devido à necessidade do governo de organizar a arrecadação de impostos. Os antigos egípcios inovaram ao efetuar os registros contábeis utilizando valores monetários, no caso o shat de ouro e prata.

Na Antiga Grécia, a burocracia da cidade de Micenas mantinha arquivos que registravam, em placas de barro, lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, de cavalos, de carros de guerra e de peças desses carros

Os antigos romanos se preocupavam em registrar cuidadosamente o seu patrimônio pessoal, utilizando tábuas de cera gravadas com estiletes pontiagudos para rascunhos, que em seguida eram transcritos para papiros ou pergaminHOS

IDADE MEDIA- Na Idade Média, a ciência contábil européia sofreu um retrocesso ENQUANTO NO CONTINENTE AMERICANO HOUVE UM GRANDE DESENVOLVIMENTO NO SISTEMA DE CONTABILIDADE SÓ ENTAO

No final da Idade Média, ocorreu o renascimento comercial e urbano da Europa, DEVIDO AO CRESCIMENTO COMERCIAL PRINCIPALMENTE nas cidades do norte da Itália (Gênova, Veneza e Florença), que desenvolveram, de maneira independente umas das outras, sistemas contábeis utilizando "partidas dobradas", ou seja, registros das operações mercantis mostrando a origem e a aplicação dos recursos.

A Idade Moderna teve início oficial em 1453, PERIODO DO DOMINIO TURCO NO ORIENTE MEDIO E DE GRANDES NAVEGAÇÕES MARITIMAS DESCOBERTAS PELOS PAISES DA EUROPA OCIDENTAL ATE SER ABERTA A ROTA PARA A AMERICA E PARA A INDIA,DEPOIS houve um grande incremento do fluxo comercial europeu.

s nações que conduziam esta expansão necessitaram da técnica contábil desenvolvida pelas cidades do norte da Itália a fim de controlar as transações comerciais ISTO contribuiu o fato de a obra de Pacioli ter surgido juntamente com a criação da impressora de tipos móveis por Gutenberg, o que possibilitou uma ampla difusão do livro de Pacioli que expunha o sistema de partidas dobradas. A primeira edição da obra clássica de Pacioli, La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità, foi impressa em 10 de novembro de 1494, em Veneza.

OBS:Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, os índios locais não conheciam o comércio, porém consideravam rico quem tivesse muitas penas e pedras coloridas, que eram utilizadas como adorno corporal[1

No final do século XVIII, eclodiu a Revolução Industrial na Inglaterra. O surgimento das grandes indústrias tornou a contabilidade tradicional,FOI AI QUE SURGIU A Surgiu a "contabilidade de custos", E GASTO

A Idade Contemporânea teve início com a Revolução Francesa, em 1789, a qual determinou um período histórico de libertação do indivíduo frente ao estado. Tal libertação significou, a nível de história da contabilidade, o surgimento de inúmeras escolas contábeis.

A primeira foi a escola lombarda ou administrativa, que surgiu com a publicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com