TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DFC COMO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO SALÃO BEAUTY VAAA

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  7.334 Palavras (30 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE DEVRY MARTHA FALCÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALESSANDRA DA SILVA DUARTE

VANDRESSA LEICY RODRIGUES DA SILVA

DFC COMO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO SALÃO BEAUTY VAAA

MANAUS

2016

ALESSANDRA DA SILVA DUARTE

VANDRESSA LEICY RODRIGUES DA SILVA

DFC COMO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO SALÃO BEAUTY VAAA

Artigo Científico apresentado como Trabalho Conclusão de Curso – TCC a coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão - Devry. Como requisito parcial e obrigatório para obtenção de do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Jamarian Cota Riker, Msc.

MANAUS

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 Planejamento Financeiro        6

2.2 Micro e Pequenas Empresas        8

2.3 Fluxos de Caixa como ferramenta        10

2.4        Controle Financeiro baseado no Fluxo de Caixa        13

3. METODOLOGIA        14

3.1 TIPOS DE PESQUISA, MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE COLETA.        14

3.2        ESTUDO DE CASO        15

3.2.1Perfil Da Empresa E Do Proprietário        15

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS        16

4.1 Situação Financeira Atual da Empresa        17

4.2 Análises Financeiras Atual da Empresa        18

4.3 Sensibilização da Importância da Ferramenta Fluxo de Caixa        19

4.4 Implantação e Análise da Ferramenta Fluxo de Caixa        20

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

5.1 Sugestões para trabalhos futuros        24

5.2 Limitações do Estudo        24

REFERENCIAS        25

APÊNDICE        28


DFC COMO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA DENTRO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO NO SALÃO BEAUTY VAAA.

Alessandra Da Silva Duarte[1]

Vandressa Leicy Rodrigues Da Silva[2]

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi implantar e analisar fluxo de caixa como ferramenta para planejamento e controle na gestão financeira de uma micro e pequena empresa, dado que, este meio como instrumento é exatamente fundamental para se obter dados para auxiliar o gestor nas devidas tomadas de decisões. Optou-se em um utilizar os conceitos de diversos autores que visam o mesmo entendimento, utilizou se a demonstração de fluxo de caixa do autor Zdanowicz (1992). Buscou a técnica de pesquisa um estudo de caso. Para finalização e a laudo com os resultados, empregou a ferramenta fluxo de caixa na gestão financeira da empresa, no qual foram constatados vários impedimentos técnicos como: a falta de organização, não ter capital de giro, a falta da relação com os fornecedores, não existe uma forma de apurar o lucro, não separação do dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal, controle financeiro não fornece dados.

Palavra-chave: Planejamento Financeiro, Micro e Pequenas Empresas, Fluxo de Caixa.


  1. INTRODUÇÃO

        

Geralmente, um controle de caixa feito de forma desorganizada tem a capacidade de empurrar a empresa para um buraco financeiro quase irreversível. É impressionante, mas existem empresários que insistem em manter operações que simplesmente não são lucrativas. Algumas vezes insistem no erro mesmo não enxergando perspectivas de que o quadro possa ser revertido. O bom seria que um negócio não lucrativo acabasse rapidamente - pois assim não comprometeria a saúde financeira do negócio e principalmente não exporia o pequeno empresário a arriscar o capital da família e muitas vezes até abalando seu crédito na praça.

Diante da atual conjuntura econômica e financeira a qual se encontra o Brasil, de que forma o fluxo de caixa pode subsidiar os gestores na maximização dos fluxos financeiros com vistas ao crescimento da empresa?

Importância e vantagens da aplicação dos conceitos de DFC como ferramenta de planejamento e controle financeiro dentro das micro e pequenas empresas.

O artigo tem como objetivo geral implantar o fluxo de caixa como ferramenta de controle financeiro para micro e pequenas empresas. Para que seja alcançado, elencou-se como alicerce os objetivos específicos abaixo:

  • Apresentar os aspectos conceituais quanto ao planejamento financeiro;
  • Apontar os principais fatores internos e externos que exercem influência sobre o sucesso e insucesso das micro e pequenas empresas;
  • Descrever a aplicação de fluxo de caixa como ferramenta adaptada de maneira a atender a gestão financeira das micro e pequenas empresas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Planejamento Financeiro

Segundo Franco (1990) “empresa é toda entidade jurídica que tem como objetivo principal obter lucro” sejam elas de qualquer porte ou natureza e de diferentes tipos (Indústria Comércio, Serviço e Empresa Mista). O planejamento financeiro faz com que essas empresas tenham uma chance melhor de comparar e analisar de vários ângulos muitos cenários de mercado permitindo que questões futuras relativas a decisões sejam tomadas na empresa.

As empresas utilizam-se dos planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e em longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido (Gitman 1997, p.588).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com