TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DP Análise Contábeis

Por:   •  12/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.502 Palavras (27 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 27

TRABALHO ESPECIAL DE ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A RESPOSTA CONCEITUALMENTE. (RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVA COERENTE SÃO CONSIDERADAS ERRADAS)

1. A análise das demonstrações contábeis visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras. Na realidade, o que se pretende avaliar são os reflexos que as decisões financeiras tomadas por uma empresa determinam sobre sua liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade. A característica fundamental dos índices é fornecer visão ampla da situação econômica ou financeira da empresa. Os índices servem de medida dos diversos aspectos econômicos e financeiros das empresas. Assim como um médico usa certos indicadores, como pressão e temperatura, para elaborar o quadro clínico do paciente, os índices financeiros permitem construir um quadro de avaliação da empresa. Há, porém, uma diferença: enquanto o médico pode ter certeza de que á algo errado com o paciente que apresenta pressão muito alta, talvez a iminência de um derrame, na empresa, um endividamento elevado não significa que esteja à beira da insolvência. Outros fatores, como prestígio da empresa junto ao governo, relacionamento com o mercado financeiro etc., podem fazê-la operar indefinidamente, mesmo que mantenha sempre elevado o endividamento. O índice financeiro, porém, é um alerta.

Assinale a alternativa incorreta com base no papel dos índices na Análise das Demonstrações Contábeis:

I) A quantidade de índices que se deve ser utilizados na análise depende exclusivamente da disponibilidade de índice para a análise.

II) O importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise.

III) Os clientes atuais (ou futuros) da empresa costumam dar atenção especial à sua capacidade financeira em liquidar os compromissos financeiros assumidos (ou que venham a assumir).

IV) O importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise.

A I e II

B II e III

C III e IV

D I e II

E II e IV

Justificativa: As análises das demonstrações contábeis servem como meio de apresentação de dados exposto, transformados em informações essenciais para os gestores, que devem definir os seus indicadores de seu desempenho geral.

2. A análise das demonstrações contábeis constitui um dos estudos mais importantes das Finanças Corporativas, despertando enorme interesse tanto para os administradores internos da empresa como para os diversos segmentos de analistas externos. Para o administrador interno da empresa, a análise visa basicamente a uma avaliação de seu desempenho geral, notadamente como forma de identificar os resultados (consequências) retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas. Para o analista externo, por sua vez, apresenta objetivos mais específicos com relação à avaliação do desempenho da empresa, os quais variam segundo sua posição de credor, liquidez e capacidade de pagamento, ou de investidor, retorno do investimento e criação de valor. É de assinalar, ainda, que a análise externa, desenvolvida basicamente por meio das demonstrações financeiras usualmente publicadas pela empresa, traz dificuldades adicionais de avaliação, em função das limitações de informações contidas nos relatórios publicados.

Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta das limitações na análise por meio de índices e indicadores:

I) A comparação setorial envolve conhecer a evolução desses indicadores nos últimos anos (normalmente, de três a cinco anos) como forma de se avaliar, de maneira dinâmica, o desempenho da empresa (por exemplo, se foi compatível com o planejado por sua direção) e as tendências que servem de base para estudo prospectivo.

II) A análise de empresas é um processo essencialmente comparativo, pouco representando, em termos de conclusões mais acuradas, o estudo de índices (ou grupos de índices) de forma isolada de uma tendência temporal ou setorial.

III) para um estudo mais eficiente sobre o desempenho de uma empresa, é importante que os indicadores sejam comparados: a) historicamente, com os obtidos pela mesma empresa em períodos anteriores; b) com os padrões estabelecidos pela gerência e também com as elaborados segundo metas estabelecidas pela empresa; c) e com índices de empresas do mesmo ramo e padrões do setor de atividade e da economia em geral.

IV) A comparação temporal é desenvolvida por meio de um confronto dos resultados da empresa com os de seus principais concorrentes e, também, com as médias de mercado e de seu setor de atividade. Para esse estudo são utilizadas, normalmente, como fontes de informações, as principais publicações de índices setoriais disponíveis, como Melhores e Maiores, Estudos Setorial Serasa, Lista Platinum/orbes, Conjuntura Econômica, Instituto Assaf etc.

A I e II

B II e III

C III e IV

D I e III

E I e IV

Justificativa:A alternativa I está incorreta pois a comparação setorialé desenvolvida por meio de um confronto dos resultados da empresa com os de seus principais concorrentes e, também, com as médias de mercado e de seu setor de atividade. Para esse estudo são utilizadas, normalmente, como fontes de informações, as principais publicações de índices setoriais disponíveis, como Melhores e Maiores, Estudos Setorial Serasa, Lista Platinum/orbes, Conjuntura Econômica, Instituto Assaf etc.Já na alternativa IV está incorreta pois a comparação temporalenvolve conhecer a evolução desses indicadores nos últimos anos (normalmente, de três a cinco anos) como forma de se avaliar, de maneira dinâmica, o desempenho da empresa (por exemplo, se foi compatível com o planejado por sua direção) e as tendências que servem de base para estudo prospectivo.

3. Observe o quadro a seguir:

BALANÇO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com