TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Contabilidade à Controladoria: A Evolução Necessária

Por:   •  12/11/2015  •  Dissertação  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  3.447 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Artigo:

Da Contabilidade à Controladoria: A Evolução Necessária

A contabilidade ao longo dos anos precisa se incorporar as novas necessidades de controle de risco, e assim passar por novos desdobramentos. O ritmo alucinante do desenvolvimento tecnológico e da liberalização do comércio está gerando a discussão presente no artigo; onde o modelo de Controladoria aliado a Contabilidade trará uma evolução além do olhar somente para os lançamentos contábeis e assim ampliará seu entendimento do que eles precisam que é atingir seus objetivos de modo eficaz e de eficiência operacional. O texto vem abordar a importância do entendimento das empresas para uma visão estratégica (Unidade Estratégica do Negócio); onde a Contabilidade seja estratégica e contínua. Nas últimas décadas as tomadas de decisões por parte da gestão da empresa mudaram radicalmente exigindo assim que o profissional, identifique, preveja riscos e oportunidades e mensure. Precisamos nos preparar para o futuro tomando decisões consistente no presente. Os sistemas contábeis proporcionam mensurações a respeito dos custos e recursos utilizados pela empresa, mas nada dizem a respeito do porquê estratégico, da utilização desses recursos e também ignoram a dimensão do valor. As empresas vivem hoje o imperativo de valor, segundo o qual as transformações produtivas pelas empresas devem produzir valor através dos seus bens e/ou serviços. Assim o valor deve ser gerado de forma equilibrada e de aceitação do cliente, pois hoje com a diversidade de produtos e tipos diferenciados de serviço ao cliente escolhe devido a sua satisfação e preço.

Segundo o texto, a simples verificação dos custos não habilita qualquer empresa a verificar ser está utilizando os recursos certos na sua atividade produtiva.

Uma boa contabilidade é tão somente aquela que minimiza o grau de exposição tributária de sua empresa. Este estado de coisas, além de praticamente eliminar a escassa relevância que poderiam ter para a gestão os informativos contábeis, tem sido responsável pela projeção de uma imagem social extremamente desfavorável da figura do contador e de seu trabalho.

É de extrema importância que o contador se capacite para dar fundamento as suas decisões, pois hoje há uma disseminação dos CIO, profissionais que embora tenha uma formação voltada para tecnologia da informação e menos para realidade dos negócios, são encarregados de dados empresarias e dos softwares.

O contador deve se atualizar como sempre fez no decorrer da sua evolução. Na nova tecnologia da gerencial, o modelo contábil-financeiro continua naturalmente, sendo o instrumento central, mas não é mais o único. Estão permitindo à gerencial construir, com outras métricas além da financeira, o grande quadro integrado da formação do valor e da competitividade de cada empresa.

Na última década surgiu a emergência de um movimento chamado “contabilidade estratégica”. Para atender as necessidades da gestão moderna, a controladoria precisou se tornar continua.

Mesmo as forças ambientais estando presentes e afetando diretamente os resultados, as empresas sempre abdicarão de entende-las como um problema contábil.

Para a controladoria, dentro de uma empresa, é fundamental conhecer sobre seus fornecedores, concorrentes e clientes. A mudança constante que deve acontecer na controladoria relaciona-se com a produção de valor de uma empresa.

A função controller é muito mais abrangente e complexa do que a de contador financeiro-fiscal. Um controller é o melhor na apuração dos resultados econômico-financeiros.

São os FCA que reconfiguram e comandam o valor que usuários/clientes atribuem valores. Identificar esses FCA é uma função da controladoria.

A controladoria busca incorporar instrumentos e técnicas de projeção e exploração futura de variáveis. O fator essencial é a adoção de estratégias adequadas aos mercados em que a empresa está competindo e a sua concorrência. Existem duas estratégias que geram vantagem de competição: Eficácia de mercado e Eficiência Operacional.

As estratégias servem para mostrar para qual direção à empresa deve se guiar.  

Para a contabilidade gerencial, a divisão da produção dos valores de cada etapa é um fator importante. Como os gastos fazem parte do elemento básico da empresa, a perspectiva dos processos é um fato importante para a representação da realidade contábil. Pois só através dessa perspectiva que se pode quantificar qual será o gasto para produção de certo produto.

A controladoria tem por principal foco os recursos, pois os lucros são em última instância, o resultado do emprego dos recursos mobilizados pela empresa. Interessa saber para a controladoria qual dos recursos aplicados trouxe maior vantagem. Alguns desses recursos são fungíveis, e desaparecem ou são consumidos no ato da transformação produtiva. Outros, porém, são usados repetidas vezes na transformação e se chamam base permanente de recursos, são os chamados recursos tangíveis e intangíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (394.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com