TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com Martins

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Martins (2003), não existe grande utilidade para fins gerenciais o uso de custos fixos apropriados aos produtos, aponta-se três grandes problemas:

Primeiro: Os custos fixos existem e devem ser pagos, independente de haver ou não produção em um determinado período, o que acaba caracterizando-se um encargo que possibilita mínimas condições para a produção.

Segundo: Como não dizem respeito a um produto especifico ou mesmo, a vários produtos específicos, esses custos são quase sempre distribuídos a base de critérios de rateio, que quase sempre contem algum tipo de arbitrariedade.

Terceiro: Se o custo por unidade estiver diretamente ligado a quantidade produzida e ao preço do produto, pode-se formar um circulo vicioso em que quanto menos se produzir de um produto, mais caro ele ficará, consequentemente os outros produtos tendem a reduzir o volume de vendas e de produção, ficando mais caro o custo e o preço do produto.

Dessa maneira surgiu o Custeio Variável, onde só são alocados os custos variáveis, os custos fixos ficam assim separados e considerados como despesas do período, sendo reconhecido diretamente no Resultado.

Ainda segundo Padoveze apud. O método de custeio variável é um método para fins gerenciais, não sendo admitido seu uso para efeito contábil e fiscal. Consistindo em alocar ao custo de produção do período apenas os custos variáveis, que normalmente são os custos diretos. Já os custos fixos, são considerados como custos do período e não como custos do produto, sendo que os estoques de produtos em processo de produção e os acabados não contarão parcela de custos fixos, mas sim, somente custos variáveis. Esse método é utilizado para auxiliar na tomada de decisões, com o objetivo principal de conhecer qual é a Margem de Contribuição de cada produto.

Algumas vantagens de utilizar esse método são:

  • O impacto dos custos fixos no resultado é salientado porque o valor total dos custos aparece dividido em custos variáveis e fixos na DRE;
  • Esse método de custeio obedece ao regime de caixa, necessário para produzir os bens;
  • Os demonstrativos de resultado pelo método de custeio variável refletem uma melhor apresentação do que pelo método de custeio por absorção;
  • O método de custeio variável se adapta melhor aos instrumentos de controle de organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com