TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. Qual o objetivo da gestão de custos?

2. Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial.

3. Componentes e as contas básicas no processo de custeio.

4. Tipos de custeio:

4.1. Custeio por absorção.

4.2. Custeio direto ou custo variável.

5. Produção por ordem ou encomenda.

6. Produção contínua ou em série.

7. Ciclo da Contabilidade dês Custos da Estratégia aos Custos.

8. Abordagem do custeio variável.

9. Tomada de decisão sobre produto.

10. Vantagens do custeio variável.

11. Bibliografia.

1. Qual o objetivo da gestão de custos?

É o efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes, hoje em dia. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente a competição mas eficiente.

Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle).

A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.

2. Definição e classificação, gastos, custos e despesas – Ex: Empresa Industrial.

 Gastos: É a obtenção de bens ou serviços, só existem gastos quando houver reconhecimento contábil da dívida ou redução do ativo dado em pagamento.

 Custos: Estes estão ligados diretamente a produção é um consumo relativo a um bem ou serviço que é empregado na produção.

 Despesas: É todo bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção da receita.

3. Componentes e as contas básicas no processo de custeio.

Na estrutura básica de um sistema de custeamento, são reconhecidos os seguintes elementos:

• Sistema de acumulação de custos.

• Sistema de custeio.

• Modalidade de custeio.

4. Tipos de custeio:

4.1. Custeio por absorção: É aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

4.2. Custeio direto ou custo variável: É um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são consideradas como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e produtos acabados só conterão custos variáveis. Os métodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis.

Podemos definir o Sistema de Acumulação de Custo é a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Na contabilidade de custos, a preocupação não é apenas com as formas de escrituração dos fatos, mas em mensurar, sistematizar e acumular os custos de um determinado produto, serviço ou atividade.

Classifica-se em 02 tipos de sistemas de acumulação de custos:

 Produção por ordem ou encomenda – quando a empresa fabrica produtos diferentes, em pequenas quantidades, geralmente atendendo pedidos específicos dos clientes. Ex.: indústria naval, equipamentos, aviões, etc.

 Produção contínua ou em série – quando a empresa opera na fabricação de produtos iguais, produzidos de maneira contínua. Geralmente produz para o estoque. Ex.: gêneros de supermercados, farmácias, material de construção, etc.

5. Produção por ordem ou encomenda.

Nesse sistema os custos são acumulados por ordem de produção. A soma das Ordens de Produção em aberto representa o Estoque dos Produtos em Processo. À medida que os produtos são completados, as Ordens de Produção são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados (ou CPV, se for o caso).

Durante a execução da encomenda, os custos são registrados da seguinte forma:

• Os materiais pelo custo real, com base nas requisições para cada Ordem de Produção;

• A mão de obra direta é apropriada com base no tempo gasto na execução de cada Ordem (tempo gasto x taxa horária de custo da MOD)

• O CIF é apropriado através de rateio com base em critério definido.

6. Produção contínua ou em série.

No sistema de acumulação de custos por processo, os custos são inicialmente classificados por natureza contábil (tipo de gasto) e depois compilados por processos específicos e todos os custos são distribuídos às unidades produzidas por esses processos específicos.

O sistema de custos procura refletir todo o processo físico da produção, estabelecendo os centros de acumulação de dados físicos e de custos (departamentos ou centros de custos) e vai transferindo os números assim acumulados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com