TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de Fluxo de Caixa: Três exemplos

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  2.396 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Raqueline Machado de Oliveira Tavares

Trabalho da disciplina de

Análise de Demonstrações Financeiras,

                                               Tutor: Prof. Antonio Alexandre Lima

Brasília - DF

2015

Estudo de Caso :

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos.

REFERÊNCIA: Jr. BRUNS, William; HERTENSTEIN, Julie H.; Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos; Caso LACC # 112-P08 é a versão traduzida para Português do caso # 193-103 da HARVARD BUSINESS SCHOOL.

O estudo de caso nos apresenta a preocupação de um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, John Stacey, estudante de MBA que procura aprender com uma colega de trabalho, a controller Lucille Barnes, a matéria de Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), a qual perderá a aula em seu curso noturno.

John liga para a colega e marca uma reunião solicitando um auxílio. Então Lucille diz a John         que a DFC é indispensável dentre as três demonstrações que as empresas necessitam preparar. Ela lhe entrega três demonstrações de fluxo de caixa e solicita que ele as estude com muita concentração e marcariam outro dia para discutirem as dúvidas e esclarecimentos.

A Controller explica ao desesperado engenheiro sobre a divisão da DFC em três partes importantes: as atividades operacionais que mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha de negócios da empresa; as atividades de investimentos que mostram no fluxo de caixa a compra e venda de ativos e as atividades de financiamento que mostram fluxos de caixas associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.

John indaga como seria utilizada cada seção da demonstração e a colega lhe informa que a seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa, no que é utilizado para cobrir as necessidades de caixa, investimentos futuros e pagamentos de dívidas. Na seção de atividades de investimentos uma empresa saudável investe continuamente em ativos fixos, tanto para substituir ativos esgotados como para expandir e crescer. E a seção de fluxos de caixa de atividades de financiamento pode oscilar seu fluxo tanto positivo quanto negativo numa empresa saudável conforme as necessidades.

A revisão e análise começam a ser abordada pelas as atividades operacionais, segundo Lucille.

Outra informação relatada ao estudante foi as duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações. O método indireto, onde o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa; depreciação é uma delas. E o método direto, a seção do relatório parece muito mais um extrato tirado da conta Caixa. A demonstração direta é mais fácil de entender, embora poucas empresas apresentem seus fluxos de caixa operacionais assim, devido à necessidade de apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações. No método indireto já vem inclusa a reconciliação e utilizam mais essa apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com