TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : Demonstração de Fluxos de Caixa: Três exemplos.

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS




Fichamento de Estudo de Caso

Alexsandro Tavares Sarlo



Trabalho da disciplina Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos,
Tutor: Prof. James Dantas de Souza


Campos dos Goytacazes 
2015



Estudo de Caso :


Demonstração de Fluxos de Caixa: Três exemplos.
 


REFERÊNCIA:

HARVARD BUSINESS SCHOOL. 112-P08, nov. 1998.


O Texto relata a situação de um engenheiro de vendas chamado John Stacey, onde o mesmo estava muito preocupado com uma aula de contabilidade que havia perdido, ele trabalhava em uma empresa fabricante de periféricos de computador, esta aula faz parte de seu curso de MBA, e John se matriculou nesse curso por indicação do diretor pessoal da empresa. Ele sabia que esta aula que perdeu seria muito importante, pois o assunto abordado seria a respeito de fluxo de caixa, que certamente cairia no teste que fazia parte de cada aula semanal.
Desesperado, John consegue marcar um horário com sua companheira de empresa Lucille Barnes, que é controller assistente.
As 14:00 hs eles se reuniram e John tinha em mãos três exemplos de fluxos de caixa enviados por um amigo de classe que assistiu a aula. Ele ficou muito preocupado pois o conteúdo se mostrava confuso em alguns aspectos, mas Lucille vai direto ao ponto e começa a explicar.
Lucille explica a John que em alguns casos, o fluxo de caixa diz mais sobre o que realmente está acontecendo num negocio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados, e que o fluxo de caixa é indispensável dentre as três demonstrações. Então ela passa algumas demonstrações e algumas questões para orientar o estudo de John. Em seguida marcam de se encontrar no outro dia para que Lucille possa tirar as duvidas que John se deparou.
Lucille diz a John que o mesmo não deve ficar desesperado, pois se ele entende como são preparados o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, o fluxo de caixa parecerá óbvio.
Então começa a explicar que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Cada uma dessas partes mostra a movimentação de entradas e saídas.
As atividades operacionais demonstram as entradas e saídas da parte geradora principal de receita da empresa. Como exemplo uma transportadora teria como suas despesas operacionais todos os custos relacionados aos seus veículos, motoristas etc. E na parte da entrada, seriam os recebimentos dos fretes.
As atividades de investimento mostram no fluxo a compra e venda de ativos. Como exemplo a empresa vende um imóvel, compra um equipamento, compra de uma participação em seu fornecedor.
Por fim as atividades de financiamento mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa. Como por exemplo temos os pagamentos ou captação de empréstimos.
Em seguida John pergunta como ele pode utilizar cada seção da demonstração e Lucille explica: 
A seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa, ele é utilizado para cobrir as necessidades de caixa. O motor de fluxo de caixa em funcionamento provê caixa para os investimentos necessários e pagamentos de dividas. Em empresas iniciantes normalmente tem fluxo de caixa negativo, porque seu motor de fluxo de caixa ainda não está a todo vapor.
Nas atividades de investimento, da mesma forma que esperamos um fluxo de caixa operacional positivo, também esperamos que uma empresa saudável invista em fabricas, equipamentos tanto para substituir ativos esgotados quanto para seu crescimento.
Os fluxos de caixa de atividades de financiamento podem ser positivos ou negativos em uma empresa saudável, tudo isso depende da necessidade da empresa em investir, e se ela precisa investir e não tem saldo em caixa o suficiente para pagamento desse investimento, isso exigirá um financiamento extra e irá gerar fluxo positivo de financiamento, ou se em caso ela tenha um saldo para pagamento desse investimento ela irá gerar fluxo negativo de investimento.
Em seguida Lucille explica a forma de abordar a demonstração de fluxos de caixa do principio que os fluxos de caixas operacionais são maiores que zero, e decidir se eles são adequados a gastos rotineiros. Como não esperamos que uma empresa iniciante tenha fluxo operacional positivo, também não esperamos que ela tenha caixa suficiente para cobrir investimentos. Uma empresa madura esperamos que gere caixa suficiente para manter o todo. É difícil saber quanto caixa é necessário para manter os ativos fixos da empresa, uma vez que o fluxo não demonstra se o mesmo é reposição ou crescimento.
Ao avaliar a demonstração de fluxos de caixa, estamos avaliando diversas evidencias em um panorama geral. É raro encontrar empresas com os mesmo resultados tanto positivos quanto negativos. Para uma avaliação equilibrada, precisamos analisar tanto os pontos positivos quanto os negativos e para se chegar a uma conclusão é preciso avaliar a importância de cada ponto e sua relação com o panorama geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com