TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Projeto de pesquisa: Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho abordaremos sobre a contabilidade dentro das organizações, mostrando a sua importância e a de seus relatórios contábeis que nos informa de forma precisa sobre a situação patrimonial e financeira da organização, de forma que possamos tomar decisões seguras e também de como utilizamos da contabilidade na nossa vida pessoal.

Existem diversos tipos de demonstrações contábeis, algumas são obrigatórias a publicação e outras não tem obrigatoriedade de serem publicadas por somente complementar e auxiliar na analise do relatório contábil.

A contabilidade é composta por vários conceitos que são de extrema importância para a composição destes demonstrativos contábeis, sendo eles: Ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas e ganhos. È através da analise desses conceitos que se têm as informações necessárias para compô-los.

São muitos os tipo de sociedades e cada um tem sua particularidade no que diz respeito a abertura, quantidade de sócios, razão social, capital social, e etc. Mas independente de qual seja a sociedade, ela tem a obrigação de publicar os demonstrativos contábeis de acordo com o que é solicitado pelo órgão ao qual a sociedade responde.

ETAPA 1

Passo 1 (individual)

Toda organização precisa e usa um sistema de receitas e despesas, que tem como finalidade dispor informações sobre economia financeira, física e de produtividade, com o objetivo de contabilizar e evidenciar demonstrativamente a natureza de sua análise econômica.

A Contabilidade é, portanto, um sistema de informação e avaliação, cujo principal objetivo é suprir os usuários deste tipo de sistema com dados sobre a situação econômica e financeira da organização/entidade e também inferir sobre tendências futuras.

Todavia, tanto as avaliações como as demonstrações contábeis não são suficientes para usuários com pontos de vista externos, principalmente se estas se referirem a tendências futuras, pois diminui as estimativas e graus de segurança. Já análises baseada em avaliações passadas e presente, acrescentará maior importância contábil.

Essa importante característica da contabilidade de avaliação de tendências sabe que se as conjunturas do passado se repetir ou se o usuário modificar esse modelo de informação em um modelo de previsão dará mais força à avaliação de tendências.

É essa capacidade de prever da Contabilidade que a transforma em um instrumento útil para a tomada de decisão do usuário, visando à organização/entidade. Por isso ela é uma ciência do patrimônio, visando à qualidade e a quantidade das variações dos fatos econômicos e financeiros, cujas conseqüências afetam diretamente as instituições. Talvez a maior característica da Contabilidade seja o fato dela ser uma ciência social, que tem como prática e objetivo contabilizar, informar econômica e financeiramente, decidir, objetivar e evidenciar.

Passo 2

Assim como a contabilidade a minha vida particular financeira tem uma cadeia de utilização dos ganhos e despesas mensais.

Sendo assim no final de cada mês tenho sempre que gerar um relatório contábil do ganhei do que são custos e despesas e o que resta para ser investido.

Assim como na contabilidade têm o fluxo de caixa, na vida particular existe o salário ao final de cada mês que é utilizado como base para nos programarmos no que temos a receber e a pagar, buscando um controle financeiro de forma a gerar lucros para que possamos investir em novos patrimônios. Outra semelhança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com