TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio contabilidade tributaria

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 13

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Gerenciamento Estratégico de Custo e Contabilidade Tributária

São Paulo / S.P

22/09/2015


Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Gerenciamento Estratégico de Custo e Contabilidade Tributária

Profª Tutora EAD: Solanje Aguirre Orue

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis disciplinas norteadores Contabilidade Tributária e Gerenciamento Estratégico de Custos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º bimestre 2015_02

São Paulo / S.P

22/09/2015

                                         

                       

                                       

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESAFIO PROFISSIONAL        

2.1        Passo 1        

2.2        Passo 2        

2.3        Passo 3        

2.4        Passo 4        

3.        Considerações Finais        

4.        RESUMO        

5.        Referências Bibliográficas        

  1. INTRODUÇÃO

Este Desafio foi desenvolvido para mostrar a importância da Contabilidade Tributária e do Gerenciamento Estratégico na administração das empresas, nos dando a capacidade de decidir e apresentar de maneira eficaz a organização contábil da empresa com reflexos diretamente ligados aos tributos e ao gerenciamento de custos, refletindo estes resultados na receita da empresa, com a visão de alguns objetivos: a redução dos tributos, utilizando sempre um gerenciamentos estratégico de custos e a estabilidade financeira da empresa e também favorecer a aprendizagem, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos a profissão.

Nos dias de hoje houve um aumento da competitividade entre as empresas e a alta carga tributária, muitas empresas brasileiras enfrentam dificuldades para se manter no mercado nos seus primeiros anos de atividade. Um dos principais fatores consiste na falta de um adequado planejamento tributário para a empresa. Tendo em vista esses fatores deve-se levar em consideração que os empresários e contadores se unam para trabalharem juntos, avaliando a melhor forma de tributação para a empresa, no momento inicial e, também durante seu funcionamento.

O Gerenciamento estratégico de custos e a Contabilidade tributária tornaram-se importantissimos para as empresas, tendo em vista que a legislação tributária brasileira, em razão do seu número de leis e de constantes alterações, mudam constantemente e os contadores precisam estar sempre se atualizando devido as mudanças diárias. Este estudo busca identificar as vantagens tributárias que as empresas podem obter com os impostos, existem vantagens também. Identificar na legislação a possibilidade de minimização dos montantes dos tributos incidentes sobre as empresas. São vários os empecilhos que impedem as empresas de crescer e continuar sua vida útil em um cenário tão acirrado e concorrido que é o mercado, diversas são as dificuldades que os empresários enfrentam para gerir um negócio em seu estágio inicial, entretanto a dificuldade de atender as exigências do fisco tem se tornado um dos principais dilemas para as empresas. Diversas são as formas de apuração dos tributos. Lucro presumido, lucro real, Simples nacional, lucro arbitrado regime cumulativo, regime não cumulativo etc. Portanto se faz necessário que o profissional contábil seja um profundo conhecedor da legislação tributária brasileira.

                                                                                                                       4

  1. DESAFIO PROFISSIONAL

A empresa de esponjas e tapetes “Limpeza Pura Ltda.” tem a sua matriz nos Estados Unidos, e aqui no Brasil conta com uma subsidiária localizada no interior de São Paulo. A empresa possui um faturamento médio mensal de R$150.000.000,00 e tem em seu quadro de funcionários 400 colaboradores, sendo 330 na área produtiva e 70 na área administrativa.

Os funcionários que trabalham no restaurante e também na segurança são terceirizados, portanto não possuem vínculo empregatício com a empresa. A empresa possui em seu pátio fabril um prédio (área administrativa), um barracão (restaurante), uma pequena edícula na frente (portaria) e 10 barracões de produção, sendo 7 barracões para a produção de esponjas e tapetes e 3 barracões para corte, a Limpeza Pura Ltda cresceu muito nos dois últimos anos, devido ao consumo de produtos de limpeza ter aumentado, já que a empresa fabrica e vende 50 tipos de esponjas e 45 tipos de tapetes (comuns e personalizados).

Como narrado no parágrafo anterior, o crescimento acelerado da empresa fez com que ela se perdesse em seu controle de custos, visto que nesse desencadeamento produtivo a empresa se preocupou mais com a fabricação, o controle de qualidade dos produtos e também com a satisfação de seus clientes, ingredientes essenciais para o sucesso de uma empresa, porém a falta de controle de seus custos fez a organização tender a falhas de procedimentos operacionais, não equalizando corretamente os seus custos finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com