TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio do Contador nas Empresas Diante da Implantação do Sistema Publico de Escrituração Digital

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Desafio do contador nas empresas diante da implantação do Sistema Publico de Escrituração Digital

O SPED trouxe muitos desafios aos profissionais e empresas contábeis. A antecipação e adaptação ao novo sistema tornaram-se uma vantagem em relação às demais empresas, gerando um importante diferencial no mundo corporativo e diminuindo a concorrência desleal, uso dos recursos tecnológicos agrega mais competitividade aos negócios e auxilia os clientes na tomada de decisão.

Sobre os desafios do SPED, se pontua a questão da aprendizagem e a cultura dos indivíduos para a utilização é algo imprescindível. As empresas assegurar a qualidade dos dados que serão enviados ao fisco, necessariamente será realizado mudanças primordiais em sua cultura, estrutura organizacional, processos, investimento em tecnologia da informação e principalmente capacitação de seus profissionais, podendo até mesmo melhorar seu processo de gestão, o principal desafio para as empresas que já começaram a ingressar no mundo burocrático da digitalização é conciliar informação atual com as antigas, onde o contribuinte deve ficar atento à sincronização dos dados. A guarda e a recuperação dos arquivos digitais e a integridade das informações dos faturamentos, fiscais e contábeis como uma dificuldade na utilização do SPED.

É preciso estar atualizado e efetuar um planejamento adequado, pois a implementação de um sistema novo requer um conhecimento amplo no assunto. O programa prevê grandes ganhos não só pelo fisco como também pelos empresários, mas ainda não há levantamentos que tratem de mensurar os elevados custos no preparo da estrutura da empresa para implementação. Altos investimentos em hardwares, softwares e inúmeras horas de consultorias, tudo isso deverá ser bem planejado a fim de resguardar a empresa. Por ser um processo novo, os impactos ocorrerão nas mais diversas áreas que vão desde a infraestrutura tecnológica até a cultura das pessoas. Como todo processo de mudança da implantação do SPED traz problemas variados que serão solucionados a partir da informação obtida. A melhor maneira de se resolver qualquer tipo de problema é manter-se informado e buscar treinamento adequado no mercado para manter-se atualizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com