TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolver Um Texto Sobre Os Livros Contábeis E O SPED - Sistema Público De Escrituração Digital, Referente às Respostas E Perguntas Das Questões Solicitadas No Passo 3 Em No mínimo Cinco E No máximo Dez Laudas E Entregar Para O Professor.

Monografias: Desenvolver Um Texto Sobre Os Livros Contábeis E O SPED - Sistema Público De Escrituração Digital, Referente às Respostas E Perguntas Das Questões Solicitadas No Passo 3 Em No mínimo Cinco E No máximo Dez Laudas E Entregar Para O Professor.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolver um texto sobre os Livros Contábeis e o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, referente às respostas e perguntas das questões solicitadas no passo 3 em no mínimo cinco e no máximo dez laudas e entregar para o professor.

A Contabilidade originou-se da necessidade do homem por registros comerciais, sendo dos fenícios as primeiras cidades comerciais, porém essa prática não era exclusiva desses, mas também das principais cidades da antiguidade.

O Frei Luca Paccioli é considerado o pai da contabilidade, ele foi o criador da obra "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Embora não tenha sido o criador do método das partidas dobradas (para um débito sempre haverá um crédito), que já era utilizado na Itália, mais especificamente na região da Toscana desde o século XIV.

No Brasil, devido ao aumento dos gastos públicos e também pelas rendas adquiridas nos estados, incrementados com a vinda da Família Real Portuguesa, exigia um melhor suporte fiscal. Para isso, foi criado o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

No cenário atual do país, a contabilidade não se restringe ao âmbito fiscal, visto que, seu mercado é complexo e de extrema importância já que é através dela que os gestores se utilizam na tomada de decisões. Para isso, os mesmos se valem de livros específicos da área contábil e contam com o auxilio dos contadores para efetuar a interpretação dos demonstrativos contábeis.

Segundo a nossa legislação, os livros contábeis obrigatórios são: Livro Diário, exigido pela legislação comercial e o Livro Razão, obrigatório para entidades cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real.

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, devem ser feitos registros permanentes da empresa. Há outros que são facultativos, pois por não serem exigidos por lei,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com