TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Edna Regina de Ponte Dalla Costa

RA

 8463190302

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Nesse trabalho falaremos sobre a Globalização, a Crise Econômica e o Surgimento dos Brics. Por ser um assunto bastante amplo, procuremos abordar os principais tópicos para entendimento  já que o intuito não é esgotar o tema que poderá ser pesquisado ainda mais para acrescentar novos conhecimentos.

Descrição das definições de globalização

Ao longo dos anos as pessoas vem se interagindo. Filosofia, religião, língua, artes e outros aspectos da cultura  se espalham e se misturam pelas nações. A Globalização teve seu processo inicialmente com o advento das Grandes Navegações, com o crescimento do comércio entre as diferentes partes do mundo e marcada pela  Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX com a necessidade de aumentar a produção. Com a introdução da máquina a vapor e depois com a utilização da energia elétrica, o trabalho artesanal e a manufatura foram modificados e substituídos pela estrutura de produção.

No século XX ocorreu a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais. Essas empresas começaram a direcionar suas filiais para países subdesenvolvidos e em pouco tempo dominaram o comércio internacional. Quanto mais essas empresas cresciam, mais precisam  de investimentos tecnológicos e de novos métodos de produção.

Atualmente os países que mais se beneficiam da globalização são os  países emergentes incluindo o BRICS (Brasil, Rússia, Ìndia, China e Àfrica do Sul), pelas economias de exportação, mercado interno e cada vez maior presença mundial.

Definição de outsourcing

O Outsourcing é uma forma de acrescentar valor a um negócio transformando serviços internos em externos através de subcontrações permitindo que recursos e gestores da organização se concentrem na área de negócio de maior importância em termos estratégicos. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do seu negócio de forma eficiente para que ela possa dispor desses recursos. Está relacionado a subcontratação de serviços e na maioria dos casos o retorno é rentável para a contratante pois essas empresas oferecem maiores recursos humanos e tecnológicos. Apesar de apresentar inúmeras vantagens as vezes esse tipo de contratação pode não compensar, pois os custos podem ser maiores que o previsto.

Numa definição de Outsourcing teremos o “outsourcing estratégico”, o qual atribui valor mais elevado as empresas o que  leva à decisões de gestão estratégicas. Com isso os gestores percebem que ao invés de perderem o controle sobre as funções das empresas, conseguem maior disponibilidade para gerir os aspectos de gestão empresarial. Objetivam a criação de uma relação de longo prazo entre as empresas envolvidas, com maior integração, menor número de prestadores de serviços e melhor qualidade do trabalho prestado.

Outsourcing total – quando o processo contempla a contratação a empresas externas de no mínimo 80% das funções da empresa contratante -, e “outsourcing relativo” – quando temos o recurso de outsourcing para menos de 80% das funções da empresa contratante (Pizarro, 2010; Kariznoee, Afshani, & Salmani, 2013).

Podemos definir como outsourcing operacional quando a decisão de contratação de serviços externos tem como objetivo primordial preencher a necessidade, pontual, de execução – total ou parcial – de uma função específica na empresa contratante. Este recurso a serviços externos é resultado de planejamento a curto prazo, e a relação empresarial entre as duas empresas envolvidas é linear, existindo uma elevada fiscalização dos serviços a ser prestados pela empresa contratada, reduzindo desta forma o grau de liberdade, e o potencial deste de causar impacto na qualidade dos serviços prestados (Pizarro, 2010; Bensch, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (344.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com