TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico da situação da saúde municipio de Sorocaba

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 26

Diagnóstico da situação de saúde no município de Sorocaba






Sorocaba  Setembro de 2015





Resumo :

          Município de Sorocaba SP  conta com aproximadamente 600.000 habitantes (2015) e é localizado a aproximadamente 92 Km de São Paulo é a Sede  da 10ª Região Administrativa e na área da saúde a cidade é referência regional com a atuação do   Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)  que é responsável pelo atendimento do nível terciário de 48 municípios do sudoeste paulista com uma população de mais de 3 milhões de habitantes e referência nacional pela Unidade principal do Banco de Olhos de Sorocaba ( B.O.S.) mantenedor do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, centro de referência nacional e internacional em transplante de córnea e ainda a sede da região do Hospital Unimed que atende cooperados da região e de todo o Brasil e tem como destaque o atendimento em berçário e obstetrícia e contando com uma U.T.I.  neo natal que é referência de qualidade nacional e do Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil   GPACI  que tem como diretriz prestar assistência médica ambulatorial e hospitalar às crianças e adolescentes até dezoito anos, portadores de câncer de Sorocaba e região;

Estão presente  no município o Hospital Evangélico, Hospital e Maternidade Samaritano e o Hospital Modelo e a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, que também atendem o SUS, a rede conveniada, e particulares.

 A pesquisa concluí que a população é  de maioria feminina,  que é proporcional com a população masculina entre as crianças, mas a diferença  se acentua com a idade adulta onde temos maior mortalidade entre  homens  jovens e adultos.

 As taxas de sobrevivência  de nascimentos com vida e os com baixo peso no nascimento são superiores as nacionais como conseqüência direta do atendimento pré natal e da rede hospitalar especializada implantada na cidade.

 As taxas de envelhecimento da população são compatíveis com as outras regiões do estado de São Paulo e com outras regiões metropolitanas do Brasil.

 A rede de saneamento básico da cidade e de água encanada tem como índice de abrangência de 99,1% em ambos os critérios, números muito acima da média nacional e se colocando como um dos melhores municípios da federação no critério de abrangência populacional destes dois serviços.









Diagnóstico da situação de Saúde do Município de Sorocaba,

Introdução


O município de Sorocaba localiza-se na região Sudoeste do Estado de São Paulo, a cerca de 92 km da capital, pertencendo a décima região administrativa do Estado, a Região Administrativa de Sorocaba, a qual conta com 79 municípios. A região metropolitana de Sorocaba conta com dezenove municípios, com uma população de 1.448.410 habitantes, segundo o IBGE de 2010. O município de Sorocaba situa-se sob o Trópico de Capricórnio, na latitude 23° 26′ 16″. É atravessada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.


O relevo é classificado como ondulado, caracterizado por vertentes e altos de serra, com altitude média de 632 metros em relação ao nível do mar. A vegetação natural original era de mata Atlântica, com locais de floresta ombrófila densa de montanha.
Sorocaba apresenta um clima subtropical, temperado. Durante o verão, os dias são bastante quentes e as noites, amenas. O índice pluviométrico fica em torno de 1 300 milímetros por ano. 
As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba. Às margens do rio, habitavam os tupiniquins, do grupo tupi. O caminho indigena também foi utilizado por Bandeirantes e Missionários que se dirigiam ao Sul e Oeste além do Litoral a procura de ouro. Ao encontrarem minério de ferro na região, comunicaram ao Governador Geral a descoberta. Em 1599 foi levantado um pelourinho, simbolo do poder real. Os caçadores de índios também percorriam a
região para achá-los e escravizá-los, sendo que um deles, o capitão Baltazar Fernandes, ganhou estas terras em forma de sesmaria. Foi Baltazar Fernandes quem configurou a Fundação do povoado. Muitos habitantes foram atraídos para a região, ajudando seu povoamento. O Povoado recebeu o nome de Sorocaba, que em Tupi-guarani significa " terra rasgada" (pelo rio Sorocaba). Deste modo, os primeiros moradores da Vila de Sorocaba eram Bandeirantes, que buscavam ouro e indios e ampliaram as fronteiras.
O primeiro ciclo a marcar a vida ecônomica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Outro ciclo conduziu por Sorocaba a primeira tropa de muares. Mais tarde, Sorocaba tornou-se sede das feiras de muares. A cidade, por força de privilegiada situação geográfica, transformou-se no eixo geo-econômico, entre as regiões norte e sul do Brasil, empenhados na mineração e na exploração das reservas florestais, no norte; e na produção de animais de carga e de corte, no sul.
Em 1852, apareceram as primeiras tentativas fabris. No entanto, o comércio de algodão cru revertia melhor lucros à cidade, sendo fundada em 1870 a Estrada de Ferro Sorocabana, para escoar a produção local.

A ferrovia foi um dos fatores a contribuir com o desenvolvimento industrial, dando início a umas das primeiras metalúrgicas da América Latina. Apartir da queda das exportações do algodão, os Sorocabanos passaram a aproveitar a produção local. Assim foram inauguradas algumas fábricas que deram início ao parque industrial de Sorocaba,justificando o título de “Manchester Paulista”.
Quanto à economia atual, Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do estado, com investimentos da ordem de 3,5 bilhões de dólares estadunidenses, com 5 bilhões de dólares estadunidenses de produto interno bruto (PIB). Suas indústrias exportam para mais de 115 países gerando impostos da ordem de 370 milhões de dólares estadunidenses por ano. Localizada num região privilegiada, próxima a vias de acesso rodoviário e hidroviário que a ligam aos grandes centros de consumo e levam na direção dos demais países do Mercosul, Sorocaba oferece atrativo adicional às empresas: uma estrutura de qualificação de mão de obra que cobre com qualidade o nível operacional.
Ademais, Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Estendido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, e pelas cidades de São José dos Campos e Jundiaí.
Na área da saúde a cidade é referência para uma região formada por 48 municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com