TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELTON GEORGE MAYO

Por:   •  15/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

UNIFIEO - CENTRO UNIVERSITARIO FIEO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CHISTIAN LEE CAYLOR

JAQUELINE RODRIGUES MACEDO

JOSIANE MORAIS

LEANDRO FERNANDES PRADO

RAFAEL MONTEIRO BARBOSA

STEFANIE SILVEIRA DA SILVA


ELTON GEORGE MAYO
Teoria das Relações Humana direcionada a Contabilidade

OSASCO

2014

UNIFIEO - CENTRO UNIVERSITARIO FIEO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CHISTIAN LEE CAYLOR

JAQUELINE RODRIGUES MACEDO

JOSIANE MORAIS

LEANDRO FERNANDES PRADO

RAFAEL MONTEIRO BARBOSA

STEFANIE SILVEIRA DA SILVA


ELTON GEORGE MAYO
Teoria das Relações Humana direcionada a Contabilidade

                                                           Trabalho apresentado à instituição Centro Universitário Fieo, como requisito avaliativo da disciplina Informática I no curso de Ciências Contábeis sob a orientação do professor Mauro Eduardo Fanelli de Lima.

OSASCO

2014

RESUMO

Nesse trabalho vamos abordar a teoria de Relações Humanas voltada para área de contabilidade. Teoria esta que foi desenvolvida por Elton George Mayo, iremos citar e comentar algumas experiências que foram utilizadas para o desenvolvimento da teoria. Com base na teoria, desenvolvemos uma analise em duas empresas com tipo comerciais distintas. Identificamos alguns pontos de relçoes humanas e outra da teoria clássica.


ABSTRACT


LISTA DE IMAGENS


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

O trabalho que ora apresenta tem como objetivo explorar a Teoria das Relações Humanas e a relacionar com a Contabilidade nos dias de hoje. A Teoria das Relações Humanas é um conjunto de novas visões para a administração, onde iniciou a busca de conhecer os sentimentos dos trabalhadores que em sua rotina era tratado de forma mecânica.

Com os novos estudos de Elton George Mayo, o foco de “homo economicus” mudou, o trabalhador passou a ser visto como "homo socialis". A abordagem humanista da teoria organizacional contrariou a administração clássica de Fayol e a científica de Taylor.

Começou-se, então, a incluir os funcionários nas tomadas de decisões e disponibilizar informações sobre a empresa em que trabalhavam.

Buscando aprofundar o nosso conhecimento no processo Relações Humanas e visando soluções para identificar possíveis falhas nesse assunto, vamos explorar no conteúdo a seguir alguns tópicos relacionados à Vida de Elton George Mayo, a Teoria das Relações Humanas e como atualmente pode ser aplicada a área Contábil com a finalidade de obter um melhor resultado no desenvolvimento das atividades exercidas.

1. ELTON GEORGE MAYO

Sociólogo considerado o fundador do movimento das relações humanas, nasceu na Austrália (26 de dezembro 1880 a 1 de setembro de 1949), formou-se na Universidade de Adelaide no curso de Medicina, trabalhou na África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda em seu país, estudou porque os aborígenes são sensíveis a natureza humana. Na Primeira Guerra Mundial analisou a psicologia de soldados.  Em 1923, foi para os EUA, lecionou nas Universidades de Pensilvânia e Harvard. Iniciou diversas pesquisas sobre as relações humanas nas fábricas, a mais conhecida foi a de Hawthorne que tinha como objetivo explorar as ligações entre a moral dos trabalhadores e o resultado final da produção.

Esta pesquisa demonstrou que a produtividade e/ou os motivos de insatisfação dos trabalhadores dependem menos das condições materiais de trabalho do que das relações sociais nas fábricas. A partir destas constatações, Mayo elaborou a sua "Teoria das Relações Humanas", dominada pela lógica da eficiência, constituída por relações interpessoais e correspondentes à lógica dos sentimentos.

Mayo acreditava que o trabalhador não é motivado apenas pelo material (incentivo financeiro) ele precisa ser motivado e reconhecido pelo seu desempenho (com apoio, elogio e consideração), e que a padronização, (repetição de movimentos) não é adequada para os trabalhadores, pois eles são diferentes entre si. Sua principal obra é The Human Problems of an Industrial Civilization, de 1933.

2. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Relações humanas são ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos.

Surgiu nos Estados Unidos, devido à necessidade de se humanizar e democratizar a administração, conhecendo as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudando a formação de grupos nas empresas. Através das conclusões da experiência de Hawthorne, na fabrica ‘’ Westerm Electric Company’’ desenvolvida por George Elton Mayo e colaboradores, de (1927 a 1932). Ganha força durante a quebra da bolsa de Nova York em (1929).

Neste momento a visão sobre as tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nos grupos sociais e pessoas. O homo economicus, cede lugar ao homem socialis, sendo um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.

Quando os funcionários eram informados e consultados sobre as mudanças na empresa sentiam-se valorizados e como parte de uma equipe operando em conjunto assim aumentando a produção.

Busca-se então conhecer as atividades e os sentimentos dos trabalhadores, pois se percebe que não agem como individuo isolado, mas como membro de um grupo social, estuda-se os motivos que os afetam direta ou indiretamente no seu ambiente de trabalho diminuindo ou aumentando a sua produtividade e o seu comportamento: motivação (necessidades humanas básicas, frustração e compensação moral e clima organizacional, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo são fatores que os afetam e ditam o quanto produzem).

Conclusões da experiência de Hawthorne comprovam que o tratamento pode influir no seu rendimento ou desempenho. Tratando o bem, o desempenho será melhor. Pessoas motivadas são essenciais para a empresa, pois a produtividade é influenciada por incentivos psicológicos não pelo ambiente físico, se o grupo esta integrado, o empregado tende a ser mais produtivo.

2.2. CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

  • Trata a organização como grupo de pessoas: pois a capacidade física não terá eficiência se este indivíduo sofre de um desajuste social, ou seja, onde não existe o bom relacionamento interpessoal o resultado não será positivo, pois a empresa depende da expectativa geral do grupo, onde todos trabalhem em conjunto com um único objetivo.
  • Comportamento social dos indivíduos: Percebe-se a necessidade das relações humanas entre os grupos, pois assim, cada operário será reconhecido, o que o tornará mais motivado não financeiramente, mas sim socialmente.
  • Ênfase na relação humana entre as pessoas: Fazer com que o grupo se relacione cada vez mais, desenvolvendo um trabalho cada vez mais produtivo.
  • Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência e não sendo adequado para os trabalhadores, pois cada um é diferente do outro.
  • Ênfase nos aspectos emocionais: Torna-se cada vez mais importante a necessidade das organizações informais entre os trabalhadores, pois é delas que depende o bom ambiente de trabalho, a motivação e os níveis de produtividade. E é pensando nisto, que os responsáveis pelas organizações se empenham cada vez mais em organizar ou apoiar o convívio informal entre os membros da organização tais como as festas, as jornadas desportivas, viagens entre outros.

3. CONTABILIDADE RELACIONADA À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A teoria das relações humanas, para a área da Contabilidade que é um ramo de trabalho que exige muita concentração e com isso gera um grande desgaste mental, e o ambiente de trabalho interfere diretamente no seu rendimento, pois, trabalhando em um ambiente de pressão  o seu rendimento terá uma queda pois o seu nível de motivação estará baixo, para sua motivação está em alta em primeiro plano está o nível de reconhecimento pois te dará uma satisfação em um grande intervalo de tempo , já as partes materiais (remuneração ,objetos ,etc...) proporcionam uma satisfação em um curto intervalo de tempo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com