TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTERIFICAÇÃO – OBTENÇÃO DE ACETATO DE BUTILA          

Por:   •  20/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO [pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CAMILA FERNANDES ALMEIDA - 032295

GABRIELA TOLLOTTI - 032562

LARISSA ALVES DE OLIVEIRA - 030801

LARISSA BENAZZI SERAFIM - 031911

THAMIRES SENA - 032021

 

ESTERIFICAÇÃO – OBTENÇÃO DE ACETATO DE BUTILA                                                                     

Laboratório de Química Orgânica I – Professora Isabel Pereira – 2°A

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

SUMÁRIO

1. – OBJETIVOS..................................................................................................................2

2. – INTRODUÇÃO...............................................................................................................3

3. – PARTE EXPERIMENTAL..............................................................................................4

3.1 – Materiais, equipamentos e reagentes...................................................................................4

3.2 – Procedimento.........................................................................................................................5


3.3 – Toxidez dos reagentes...........................................................................................................7


4. – RESULTADOS E DISCUSSÕES..................................................................................8

6. – CONCLUSÃO..............................................................................................................10

8. – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................11

1. – OBJETIVOS

Obter o éster acetato de butila através de reação de esterificação com álcool n-butílico e ácido acético e calcular seu rendimento.

2. – INTRODUÇÃO

O acetato de butila é um líquido límpido, incolor e com odor pungente de frutas em baixa concentração. O odor torna-se desagradável em concentrações elevadas. É obtido a partir da reação de esterificação entre o álcool butílico e o acético. É um solvente ativo de médio ponto de ebulição.

Sua principal aplicação é como: solvente de nitrocelulose, resinas naturais, éteres celulósicos, borracha clorada, cloreto de polivinila, poliestireno, ésteres poliacrílicos, plastificantes, graxas, óleos etc.

O acetato de butila é também utilizado: Na indústria de adesivos a base de acetato de vinila, nitrocelulose, resinas acrílicas, etc. Encontra aplicações em couro artificial, tintas de impressão, esmalte para unhas, essências. Como intermediário em sínteses orgânicas. É também utilizado como solvente ativo de resinas alquídicas, breu esterificado, óleos secativos, fenólicas modificadas.

Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperatura de Auto-ignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.

3. – PARTE EXPERIMENTAL

3.1 – Materiais, equipamentos e reagentes

Materiais

Coluna de destilação

Mangueiras de borracha

Bomba de aquário

Suporte universal

Garra

Pérolas de vidro

Recipiente redondo de vidro

Pipeta graduada de 20ml

Pêra de segurança

Balão de fundo redondo de 250ml

Balão de fundo redondo de 100ml

Erlenmeyer de 100ml

Funil de separação de 250ml

Proveta de 100ml

Proveta de 50ml

Termômetro

Condensador

Espátula

Béquer de 100ml

Argola

Funil analítico

Papel de filtro

Rolha

Equipamentos

Manta elétrica

Reagentes

Álcool n-butílico (d = 0,81g/cm³)

Ácido acético glacial (d = 1,05g/cm³)

Ácido sulfúrico P.A.

Bicarbonato de sódio (solução aquosa saturada)

Sulfato de sódio anidro

3.2 – Procedimento

Em um balão de fundo redondo de 250 ml, adicionou-se 23ml de ácool n-butílico 28ml de ácido acético glacial, medidos com proveta de 50ml, homogeneizou-se. Com cautela, na mistura, adicionou-se 0,5ml de ácido sulfúrico, medido com a pipeta graduada de 20ml. Adicionou-se algumas pérolas de vidro para evitar ebulição tulmutuosa. Sobre a manta elétrica colocou-se o balão com a mistura e adaptou-se o condensador e aqueceu-se. Ao chegar a ebulição, aguardou-se 50 minutos para que a reação ocorresse e armazenou-se o obtido em um erlenmeyer de 100ml.

Esquema da aparelhagem:

[pic 2]

A mistura foi adicionada a um funil de separação de 250ml junto a 125ml de água destilada. Agitou-se para ocorrer a separação de fases, desprezando a fase aquosa (inferior). Lavou-se o éster da fase superior com 50 ml de água destilada e agitou-se novamente, desprezando a fase inferior. A próxima lavagem foi com 12ml da solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio, agitou-se, desprezou-se a fase aquosa e finalizou-se com uma lavagem de 25ml de água destilada, assim realizando a etapa de purificação.

Esquema da aparelhagem:

[pic 3]

Pesou-se em um béquer de 100ml cerca de 3g de sulfato de sódio anidro e adicionou-se ao papel de filtro dobrado e seco em um funil analítico. Filtrou-se a mistura lavada diretamente a um balão de fundo redondo de 100ml.

Destilou-se em manta elétrica, acompanhando com o termômetro, e retirou-se a fração de acetato de butila ao atingir a faixa de 118 – 120°C e mediu-se o volume.

Esquema da aparelhagem:

[pic 4]

3.3 – Toxidez dos reagentes

Álcool n-butílico

Produto inflamável. Evitar a inalação do produto, pois causa irritações às mucosas nasais. Caso inalar, mover-se para um local fresco. Em contato com a pele ou com os olhos, lavar com água em abundância. Utilizar luvas de látex e óculos de segurança ao manusear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com