TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA

Por:   •  29/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DOCENTE: Profa. Dra. NILZA CAMPOS DE ANDRADE

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA

LIARA LYN BENEDITO MOURA

MARCOS JEFFERSON DA SILVA COQUEIRO

MARIA CLARA SALES RODRIGUES

MARYNA DE OLIVEIRA CARNEIRO

THAYS SOUSA PEREIRA

VINICIUS CAVALCANTE SANTOS

Teresina – PI

2022

LIARA LYN BENEDITO MOURA

MARCOS JEFFERSON DA SILVA COQUEIRO

MARIA CLARA SALES RODRIGUES

MARYNA DE OLIVEIRA CARNEIRO

THAYS SOUSA PEREIRA

VINICIUS CAVALCANTE SANTOS

PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA

Relatório apresentado ao curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portela, como parte da obtenção de nota da matéria Química Orgânica Experimental.

Docente: Dra. Nilza Campos de Andrade.

Teresina – PI

2022

SUMÁRIO

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

2 PARTE EXPERIMENTAL        5

2.1 MATERIAIS E REAGENTES        5

2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

QUESTIONÁRIO        11

RESUMO

Nesta prática foi realizada a preparação do Acetato de Butila, os reagentes usados na síntese são a álcool butílico e o ácido acético e os produtos da reação são o Acetato de Butila juntamente com água. Com o Acido Sulfúrico fazendo a função de catalisar.

Palavras-chave: acetato de butila; ácido sulfurico; síntese; álcool butílico.


1 INTRODUÇÃO

O acetato de butila caracteriza-se por ser um líquido transparente, apresentando-se de forma incolor e com um odor frutal característico. Tal produto é um éster com ponto de ebulição médio, o qual destaca-se pelo alto poder de solvência, devido a suas boas propriedades. (ATLANTA; 2022)

Ademais, é indicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes. Pode ser utilizado como solvente ativo em resinas alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etilcelulósicas, acetato-butiratos de celulose, breu esterificado, óleos secativos, fenólicos modificados, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos. Geralmente é associado ao Acetato de Etila e ao N-Butanol, produzindo fórmulas que satisfazem as exigências de secagem, fluidez, nivelamento do filme e resistência ao “blush”. Quando utilizado em adesivos à base de acetato de vinila e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos. Pode ser utilizado também em perfumes, cosméticos e em extrações na indústria farmacêutica. (OPQ QUÍMICA; 2022)

É um líquido inflamável classe II, que possui um vapor com densidade de 4,0, formando uma mistura explosiva com o ar. O acetato de butila tem um efeito inibitório no sistema nervoso central, pois a inalação de seu vapor tem um forte efeito estimulante nos olhos e no trato respiratório superior e estimula a membrana mucosa das células pulmonares, causando congestão pulmonar e bronquite. (HISEA; 2022)

A realização deste experimento visou a preparação do acetato de butila a partir da reação de esterificação do ácido acético com o álcool n-butílico.

  


2 PARTE EXPERIMENTAL

2.1 MATERIAIS E REAGENTES

  • Balão de fundo redondo de 250 mL
  • Pedrinhas de porcelana
  • Funil de separação
  • Manta elétrica
  • Béquer de 100 mL
  • Condensador
  • Proveta de 25 mL
  • Pipeta de 5 mL
  • Argola de ferro
  • Ácido acético
  • Ácido sulfúrico concentrado
  • Álcool n-butílico
  • Solução de bicarbonato de sódio a 5%

2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, em um balão de fundo redondo de 250 mL, adicionou-se 9,25 g (ou 12,5 mL) de álcool butílico juntamente com 14,99 g (ou 15,5 mL) de ácido acético e 0,45 g (ou 0,25 mL) de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4). Posteriormente, montou-se o sistema de refluxo para então adicionar-se no balão algumas pedras de ebulição. Em seguida, aqueceu-se a mistura de reagentes pelo tempo de 15 minutos. Após o término do período de aquecimento aguardou-se o esfriamento dessa mistura reacional para, logo após, transferi-la para o funil de separação. Em seguida, adicionou-se 15 mL de água, fechou-se e agitou-se o funil, segurando a tampa e a torneira.

Logo após, com o funil em posição horizontal, abriu-se a torneira para então dar saída aos gases que foram desprendidos pela agitação. Repetiu-se todo o processo de agitação mais cinco vezes.  Seguidamente, colocou-se o funil na argola de ferro e o deixou em repouso até que as fases orgânica e aquosa se separassem nitidamente. Prontamente retirou-se a tampa do funil e então abriu-se a torneira para dar saída à fase aquosa, desprezando-a. Repetiu-se todo o processo de lavagem, adicionando-se mais 15 mL de água, depois com 6 mL de solução aquosa a 5 % de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e então, novamente, com mais 15 mL de água. Por fim, passou-se o produto obtido, do funil para o béquer previamente tarado. Com isso, pesou-se e calculou-se o rendimento percentual da reação. Observou-se e anotou-se os resultados.


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Para a obtenção do Acetato de Butila, foi adicionado a um balão de fundo redondo de 250 ml álcool butílico e ácido acético, juntamente com ácido sulfúrico concentrado, foi ainda colocado pedaços de porcelana, posteriormente a mistura foi aquecida e em seguida resfriada, pôr fim a mistura transferida para o funil de separação onde foi lavada com água e com NaHCO3 5%.

        O Acetato de Butila é sintetizado por meio da reação de esterificação, é uma reação química reversível entre um ácido carboxílico e um álcool, produzindo éster e água, do ácido acético com o n-butanol, na presença de catalisador ácido, que no caso foi o ácido sulfúrico concentrado. A água é o outro produto da reação, originado da reação da hidroxila que foi retirada com do álcool acético juntamente com o hidrogênio do álcool butílico, reação que pode ser observada na figura 1 (BRAVIM; AFONSO, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (266.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com