PREPARAÇAO E PURIFICAÇAO DO ACETATO DE BUTILA
Por: Giovanna Cosme • 15/5/2019 • Relatório de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1]
PREPARAÇAO E PURIFICAÇAO DO ACETATO DE BUTILA
NOME: Giovanna Cosme RA: 032911
NOME: Rayza K. S. dos Santos RA: 035817
NOME: Sara Laís Brotoni da Silva RA: 033654
PROFESSORA: ISABEL PEREIRA
11/05/2019
- Objetivo
 
- Introdução Teórica
 
- Materiais e Métodos
 
- Resultados e Discussões
 
- Conclusão
 
- Referências
 
Objetivo
Obtenção do diacetato de hidroquinona a partir da reação de esterificação entre a Hidroquinona e Anidrido acético.
Introdução Teórica
A acetanilida, uma amida secundária, sua síntese se da através de uma reação de acetilação da anilina, começando por um ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético seguido de eliminação do ácido acético, subproduto formado da reação. Como esta reação é dependente do pH, é necessário o uso de uma solução tampão (ácido acético / acetato de sódio, pH ~ 4,7). Após sua síntese, ocorre a purificação da acetanilida através de uma recristalização (cristalização a partir de um solvente ou mistura de solventes). O resfriamento deve ser feito lentamente durante o processo de recristalização, para que permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos, formando cristais grandes e puros.
A maioria das reações químicas feitas em laboratório passa por uma etapa posterior para separar e purificar o produto que foi sintetizado. Essa purificação é na maioria das vezes feita por cristalização a partir de um solvente ou de uma mistura deles(técnica conhecida como recristalização) que é a diferença de solubilidade que pode vir a existir entre um composto cristalino e as impurezas presentes no produto da reação.
Após sua síntese, a acetanilida pode ser purificada através de uma recristalização, usando carvão ativo. O carvão ativo atua adsorvendo as impurezas coloridas e retendo a matéria resinosa e finamente dividida.
Materiais e Métodos
Materiais necessários:
- Béquer - 500mL,400mL e 250mL
 - Cuba
 - Baqueta
 - Termômetro
 - Vidro de relógio
 - Bomba a vácuo
 - Papel de filtro
 - Funil de buchner
 - Kitassato
 - Espátula
 - Bico de busen
 
Os reagentes necessários foram:
- Anilina-NEON P.A
 - Anidrido acético-DINÂMICA P.A
 - Álcool etílico-NEON P.A
 - Acetato de sódio concentrado P.A
 - Ácido clorídrico-NEON P.A
 
- Carvão ativo
 
As substâncias complementares foram:
- Gelo
 - Água destilada
 - Luvas
 - Óculos de segurança
 
PROCEDIMENTO
Primeira Parte
Na capela preparou-se num béquer uma solução de 4 mL de HCl concentrado em 250 mL de água destilada, sob agitação adicionou-se 5 mL de anilina. Após misturar a solução adicionou-se 6 mL de anidrido acético, novamente sob a agitação da solução adicionou-se 25 mL de solução de acetato de sódio 33%.
Com um banho de gelo resfriou-se a solução com temperatura ambiente (20°). Filtrou-se a Acetanilida obtida a vácuo, lavou-se com o auxilio da água destilada, e levou-se para secar na capela.
...