TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia APlicada

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DE ECONOMIA APLICADA

• Conceito

A economia é uma ciência social que se preocupa com o problema de utilizar os recursos escassos para atingir a máxima satisfação das necessidades ilimitadas da sociedade. Outras disciplinas fazem fronteira com a economia: a ciência política, a psicologia, a antropologia, a estatística, a matemática.

A economia é vital para os negócios, possibilitando que os executivos aumentem seus lucros; que os compradores e trabalhadores tomem as decisões corretas de compra e de emprego; que as pessoas optem pelas melhores decisões como: comprar a vista ou usar o cartão de crédito, arrendar um carro ou fazer um leasing; como aplicar com sucesso as economias pessoais.

A economia não é uma doutrina e sim um método, uma técnica de pensar que ajuda aquele que a domina a traçar conclusões acertadas.

Os desejos materiais das pessoas são mais amplos o que a disponibilidade de recursos. O conflito entre os desejos ilimitados e as possibilidades limitadas resulta no mais importante problema analisado pela economia: a escassez e a consequente necessidade de escolha.

• Fundamentos de Economia

Oferta e demanda são duas palavras que os economistas mais estudam fazendo com que as economias de mercado funcionem. São elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual o bem será vendido. As relações entre a demanda e a oferta nos fazem compreender não somente questões específicas da economia, mas também de como toda a economia opera.

O mercado é um grupo de compradores, que determinam a demanda pelo produto e de vendedores, que determinam a oferta do produto.

- Demanda: Pode ser representada por um quadro ou uma curva que mostra as várias quantidades de um produto que os consumidores estão dispostos e são capazes de comprar a cada preço, durante um período de tempo.

Lei da Demanda: Mantendo os demais fatores constantes, a medida que o preço diminui, a quantidade demandada aumenta. Preço e quantidade se movimentam em sentidos contrários.

Quanto maior o preço de um bem, menor a quantidade demandada, permanecendo seus demais determinantes constantes (Ceteris Paribus). Quando a curva da demanda se desloca para a direita, há um aumento da demanda. Quando a curva se desloca para a esquerda, há uma redução da demanda.

Variáveis que deslocam a curva da demanda:

- Efeito substituição: um consumidor que compra um bem, mas poderia comprar outro, incorreu num custo de oportunidade. O bem comprado lhe dá satisfação, mas o que deixou de comprar foi uma oportunidade que também lhe daria satisfação. O custo de oportunidade permite comparar o que se obteve (satisfação ou lucro) e o que se deixou de obter.

- Efeito renda: Quando o preço de um produto aumenta e o poder de compra diminui, a pessoa adquire quantidades menores dos itens.

- Preço de bens substitutos: Bem que pode ser usado no lugar de outro bem. Exemplo: compro presunto, porém ele subiu de preço, passo a comprar a mortadela que é mais barata.

- Bens complementares: São utilizados em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com