TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Elaboração de Multimídia Atividade

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 Análise de Material de Multimídia:

Minha Resposta

        A educação a distância EAD (não confundir com ensino a distância que é focada no professor e seus métodos de ensino) veio em conjunto com os meios de comunicação. Era precário com o rádio, foi se aperfeiçoando com a televisão e se tornou uma realidade viável para as massas com o advento da internet.

        Hoje representa no Brasil mais que 15% das matriculas do ensino superior (14,6% em 2010). É de se supor que em 2016 a porcentagem seja significativamente maior. Pode ser síncrona, onde as atividades de professores e alunos ocorrem em tempo real ou assíncrona quando professores e alunos interagem em momentos diferentes.

        O crescimento da modalidade é devido principalmente a vida atribulada das cidades grandes e, a possibilidade de alunos em lugares remotos receberem educação de qualidade a preços razoáveis. Detalhando, nas grandes cidades, onde as distâncias e o trafego dificultam a locomoção e ainda, o fato de que grande parte dos alunos terem outras atividades (principalmente trabalho de tempo integral), as distâncias e o tempo são impeditivos ao estudo presencial, o EAD passou a ser a única alternativa de estudo a grande parte dos interessados. Outro fato importante é que o custo de alugueis e instalações físicas necessários ao ensino presencial, fazem as mensalidades escolares se tornarem proibitivas para maior parte da população. O EAD não tem custo adicional quando ocorre o aumento do número de alunos permitindo ensino com boa qualidade a custos reduzidos.

        O professor por sua vez tem um papel muito mais relevante do que o professor do ensino presencial.

        O planejamento das aulas tem que ser feito com maior antecedência e profundidade, já que correções no contato direto nas aulas presenciais não são possíveis no EAD. O material e a aula devem estar em um nível de compreensão adequado a esse método. A comunicação do professor deve ser mais formal e precisa, em relação as aulas presenciais. Sintetizando de forma pouco convencional, o professor passa de “tio amigo” para o “avô sábio conselheiro amigo”.

Resposta CAROLINE RIBEIRO DE MELLO

        Caroline tudo bem?

        Gostei muito da sua visão. Você ampliou o horizonte das perguntas. Trouxe uma luz no papel do aluno no EAD, mais ainda trouxe a interação aluno/professor no EAD no foco da discussão.

        A interação aluno/professor no EAD abre portas a discussão de temas relevantes ao ensino:

  • Como aprofundar o conhecimento de tópicos interessantes ao aluno;
  • Como manter o ritmo do aprendizado de forma igualitária a um grupo com tempos distintos;
  • Como criar relação de grupo com os alunos do mesmo curso sem a relação interpessoal (física);

Resposta CARLOS ALBERTO MANI:

        Carlos tudo bem?

        Gostei da síntese do seu trabalho. Creio que discordamos quanto ao papel do professor. Você enxerga o professor como um mediador/facilitador do conhecimento, já eu enxergo professor do EAD com um papel maior. Ele não é só um mediador, ao contrário, ele tem um papel mais ativo que o professor presencial, pois o fato de não ter uma relação em tempo real exige uma preparação e clareza na exposição não necessárias na aula presencial. O trabalho do professor fica menos aparente, mas é de maior importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com