TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Dados Sobre a Atividade Econômica dos Estudantes

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O mercado de trabalho vem passando por um processo de transformação em busca de eleger profissionais bem preparados e que melhor se encaixem ao perfil das empresas, junto com isso, percebe-se a expectativa de candidatos a vagas de empregos bem remuneradas. Durante a formação acadêmica o estudante espera a oportunidade de inserir-se em um emprego que além de obter uma remuneração elevada, seja ligado a área do seu curso, ou por meio de Estágio ou como Menor Aprendiz.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os alunos do curso de Ciências Contábeis do Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), de forma a evidenciar o número de estudantes que já estão inseridos no mercado de trabalho, se já estão trabalhando na área de Ciências Contábeis qual a média de sua remuneração e, ainda, observar a destinação dos seus salários.

 Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 32 assertivas e 5 perguntas objetivas.

Observou-se que a maior parte dos alunos já possui emprego fixo, além disso, metade desses empregados já atuam na área da contabilidade. Os resultados quanto ao destino do salário que recebem mostram que o aluno do Instituto Federal do Paraná busca guardar apenas um pouco do seu salário e acaba gastando a maior parte dele.  

Palavras-chaves: Mercado de trabalho. Empregabilidade. Universitários.

ÍNDICE GERAL

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………...05

OBJETIVOS...............................................................................................................06

Objetivos gerais…......................................................................................................06

Objetivos específicos..................................................................................................06

Hipóteses....................................................................................................................06

REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................07

METODOLOGIA.........................................................................................................08

ANÁLISES DOS RESULTADOS................................................................................09

Análise de dados sobre a atividade econômica dos estudantes................................09

Análise gráfica sobre a atividade econômica dos estudantes....................................09

Análise de dados sobre o valor da remuneração dos estudantes.............................10

Análise de dados sobre a idade dos estudantes.......................................................10

Análise de dados sobre a utilização da remuneração por parte dos estudantes.......11

Análise de dados sobre a classificação da remuneração por parte dos estudantes.11

RESULTADOS DE CORRELAÇÕES.........................................................................12

Correlação entre idade e área de emprego................................................................12

Correlação entre renda e idade..................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

A educação e o trabalho pode ser entendido a partir de duas perspectivas: a de que não há relação entre os dois termos e a de que, ao contrário, ela vem se estreitando em decorrência do reconhecimento que a educação, ao qualificar os trabalhadores, pode vir a contribuir para o desenvolvimento econômico (Saviani, 1994).

No cenário universitário brasileiro, identifica-se de maneira contrastiva, dois seguimentos universitários: de um lado, o grupo constituído por apenas estudantes; de outro, o formado por estudantes que trabalham.  Questionar os estudantes em relação a empregabilidade durante a formação acadêmica na área de Ciências Contábeis assumem em relação a eles a possibilidade de gerar conhecimento para entender os fatores que levam ao aumento na taxa de desemprego no Brasil.

Dessa forma, a questão central que se pretende verificar é: No mercado de trabalho, em qual área de atividade remunerada os alunos de Ciências Contábeis do Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), matriculados no segundo, quarto e sexto semestre de 2017 estão inseridos?  

A pesquisa foi conduzida para descobrir se os estudantes estão trabalhando e onde ocupam suas vagas no mercado de trabalho. Entender as dificuldades na hora de encontrar um emprego enquanto ainda se é estudante, e ainda, observar se os estudantes exercem em sua maioria empregos com uma carga horária inferior a de 8 horas diárias – estagiários e menores aprendiz-

Este trabalho apresentará o cenário no qual o aluno do IFPR, matriculado no curso de Ciências Contábeis, está inserido, considerando seu salário atual, composto de introdução, objetivos, referencial teórico contextualizando o assunto, metodologia utilizada para coleta dos dados analisados, da análise dos resultados e considerações finais. Nos resultados são abordados primeiramente os aspectos ligados a identificação básica do respondente por idade e semestre, seguidos da análise sobre valor da remuneração atual e a área de sua atividade remunerada. A análise é finalizada com os resultados sobre qual a destinação da remuneração, qual o tipo de conta bancária e qual a classificação da remuneração.

  1. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral

Verificar entre os estudantes de Ciências Contábeis do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, em qual área eles estão inseridos no mercado de trabalho

2.2. Objetivos específicos

  • Identificar o valor da remuneração dos estudantes e qual a sua destinação

  • Analisar a taxa de empregabilidade dentro da área de Ciências Contábeis

  • Avaliar como os estudantes classificam suas remunerações
  1. Hipóteses
  1. Quanto maior a idade dos estudantes, maior é a sua inserção no mercado de

 trabalho

  1. Quanto maior a idade dos estudantes, maior é o valor da remuneração

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Em 1973, Ophelina Rabello, em um estudo sobre o perfil do estudante universitário no Brasil, indicava a presença de um grande contingente de estudantes que trabalhavam. Face a esses dados, a autora questionava a dicotomia existente entre estudo e trabalho:

"Passando por cima do fato notório de o estudo constituir por si mesmo uma forma intensiva de trabalho, pergunta-se se estudar e trabalhar traduziriam antinomias insuperáveis ou complementar-se-iam, criando até exigências e reciprocidades altamente vantajosas?"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com