TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DOS SERVIÇOS DA ATIVIDADE GASTRONÔMICA DE SALVADOR

Por:   •  23/3/2017  •  Ensaio  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE RUY BARBOSA

Ivanei Rangel

Luiz Felipe Gomes

Valter Macedo

Wanessa Braz

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DOS SERVIÇOS DA ATIVIDADE GASTRONÔMICA DE SALVADOR

Salvador - Bahia

Nov/2016[pic 2]

[pic 3]

FACULDADE RUY BARBOSA

Ivanei Rangel

Luiz Felipe Gomes

Valter Macedo

Wanessa Braz

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DOS SERVIÇOS DA ATIVIDADE GASTRONÔMICA DE SALVADOR

Relatório de análise crítica dos serviços da atividade gastronômica de Salvador submetido aos alunos da disciplina de Gestão de Serviços, como requisito parcial de avaliação, para obtenção da aprovação na AP2, em novembro de 2016.

Orientador: Helder Uzeda.

Salvador - Bahia

Nov/2016[pic 4]

INTODUÇÃO

Existe um número muito grande de churrascaria em Salvador. Devido a esta concorrência, os proprietários destes estabelecimentos devem estar sempre atentos aos menores detalhes de maneira que alcancem sempre a satisfação do consumidor buscando fidelizá-los. A Churrascaria e Restaurante Fogo na Brasa está operando em Salvador há aproximadamente 6 anos e  nos últimos 4 meses vem passando por um processo de mudança constante o que tem acarretado um enorme declínio nos serviços prestados. Diante de todo transtorno que vem sofrendo os próprios proprietário e funcionários já perceberam a necessidade de uma análise e um feedback externo.

Assim analisamos todo o serviço prestado, onde uma vez analisados os resultados, e percebido os pontos positivos e negativos do restaurante, os proprietários poderão agir em cima das fraquezas percebidas senando-as, e mantendo a excelência dos produtos e serviços que já tem a aprovação do público.


O ESTABELECIMENTO

A Churrascaria e Restaurante Fogo na Brasa está localizada na Av São Rafael, 1200, no bairro de São Marcos em Salvador-BA.

[pic 5]Há cerca de 6 anos foi implantada no Bairro de São Rafael com o nome de Catarinense Grill. Com o passar dos tempos, e devido à rotatividade, houve a venda da churrascaria e com isso a troca do nome da organização.

Sob nova direção, a nova churrascaria opera com cerca de 20 funcionários que são distribuídos entre garçons, pizzaiolos, cozinheiros e limpeza, que trabalham em regime de escala, funcionando de segunda a domingo. O restaurante oferece rodízios de pizza, churrasco e seus acompanhamentos, para os clientes. Funcionando de segunda a domingo, contando com show ao vivo durante o fim de semana.

Apesar da grande popularidade da churrascaria, a mesma vem enfrentado alguns problemas que está afetando no desempenho dos serviços por ela prestada. Com base nessa situação, realizamos uma análise crítica dos serviços por ela ofertada.


A PESQUISA

Para a realização deste trabalho, realizamos uma pesquisa de marketing, onde trata-se de uma pesquisa objetiva, que deve ser realizada de forma imparcial, de forma que as informações reflitam uma situação verdadeira. Mesmo que, de uma maneira ou outra, a pesquisa seja sempre influenciada pela filosofia de trabalho do pesquisador, não deve incluir inclinações pessoais ou políticas dos pesquisadores ou gerentes.

Sua função é fornecer às empresas e seus gestores informações confiáveis e relevantes, de maneira que as tomadas de decisões ocorridas em cima destas informações não sejam inúteis ou prejudiciais ao negócio. Devendo resultar em dados importantes que acrescentem conhecimento à organização.

O que é bastante comum observar em restaurantes, e no Fogo na Brasa não foi diferente, é que as críticas são na maioria das vezes para os garçons durante o atendimento, e os mesmos não têm material adequado nem tempo para anotar tudo que os clientes falam, reivindicam ou sugere. Porém é comum também que essas críticas ditas aos garçons não chegam aos ouvidos dos donos ou gerentes, fazendo assim com que as reivindicações não sejam atendidas e termina prejudicando a imagem do estabelecimento perante os clientes. É de extrema importância ouvir sempre o eu os clientes têm a dizer, visto que o objetivo principal do restaurante é satisfazê-los.

A fim de proporcionar um feedback externo a direção do estabelecimento, realizamos na noite do dia 23 de Novembro de 2016, uma visita para experimentar seus produtos de churrascaria, avaliar o desenvolvimento do rodízio que o restaurante oferta, e todo seu serviço.

Com a duração de 3, observamos todo o estabelecimento, analisamos todo serviço, assim como as dependências físicas e estruturais do ambiente.

Tivemos um breve bate-papo com um dos funcionários da organização, onde criamos uma visão mais definida sobre o estabelecimento e pudemos identificar seus pontos negativos e positivos.

PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Na cidade de Salvador, bem como em muitas cidades baianas, a quantidade de churrascarias e pizzarias em funcionamento é muito grande. Além das típicas comidas baianas, essas duas espécies têm se tornado iguarias para os baianos, e está presente cada dia com mais frequência nas mesas de almoços e jantar da população. Porém, tanta apreciação pode resultar em diversas críticas e reclamações caso seu serviço não seja totalmente agradável e bem executado.

Diante de toda competitividade do mercado, principalmente no ramo alimentício, torna-se cada vez mais difícil para uma organização prestadora de serviços se manter em total equilíbrio diante dos diferenciados clientes.

Para a Churrascaria e Restaurante Fogo na Brasa, utilizamos uma importante ferramenta no mundo do Marketing, que é a análise de SWOT. Que é utilizada para identifica os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Com essa ferramente pode-se analisar o cenário interno e externo, o que pode auxiliar e aprimorar todo planejamento estratégico e desenvolvimento da organização.

PONTOS FORTES

  • Ambiente Agradável
  • Comida saborosa

PONTOS FRACOS

  • Atendimento Demorado
  • Cardápio não condiz com o que tem para servir
  • Desordem na Gerência

OPORTUNIDADES

  • Local bastante frequentado
  • Parcerias com bandas locas para realização de Show Ao Vivo

AMEAÇAS

  • Perda de clientes
  • Surgimento de novos concorrentes

Visto isso, analisamos a Churrascaria e Restaurante Fogo na Brasa como mostra a figura a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com