TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas de pensamento

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 8

CONTISMO – A escola contista foi a primeira escola do pensamento contábil e sua criação foi instituída no período da contabilidade moderna, precisamente no século XV. Luca paciolo, italiano, foi o idealizador desta escola doutrinária. Esta escola defendia que a contabilidade deveria se preocupar principalmente com o processo de escrituração através das partidas dobradas.

PERSONALISMO - Foi uma corrente de pensamento contábil que surgiu em reação ao Contismo (teoria das contas), dando personalidade ás contas para explicar as relações do direito e obrigações (Hamilton, 1997). o iniciador da escola, Giuseppe Cerbon, o construtor da teoria personalista e Giovani Rossi.

Para os estudiosos do personalismo as contas deveriam ser abertas a pessoas físicas e jurídicas e o dever e o haver representavam débitos e créditos das pessoas a quem as contas pertenciam (Schmidt e Santos 2006). A contabilidade personalista tem por objeto o estudo e a relevação das relações jurídicas que, nas unidades econômicas, se estabelecem entre o proprietário e os agentes e correspondentes (Sá, 1997).

CONTROLISMO – - O controlismo surgiu em oposição ao Personalismo, em 1880, o controlismo tinha como objeto do seu estudo o controle econômico, ou controle da riqueza aziendal. Para fabio besta o ideliazdor desta escola, a sua caracteristica é controle econômico, assim o seu estudo era voltado para as causas e efeitos que esta administração econômica era revelada.

REDITUALISMO –tendo como principal líder Eugen Schmalenbach . Era a corrente de pensamento que enunciava ser o resultado (lucro ou prejuízo) o objeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial. Os reditualistas estudavam a dinâmica da riqueza patrimonial, mas desprezavam a estrutura dos elementos patrimoniais. Os reditualistas tiveram a propriedade de reconhecer o valor da consideração dos fluxos em contabilidade, ou seja, do estudo de uma dinâmica patrimonial, da relatividade do lucro, da realidade empresarial. O reditualismo não ganhou força como escola pois diversos apreciadores das enunciações de Schmalenbach criticavam seu objeto de estudo argumentando que o rédito é o efeito da dinâmica patrimonial e não a causa.

PATRIMONIALISMO – Vincenzo Masi enunciava que se deve dar importância não somente ao aspecto quantitativo do patrimônio como também ao qualitativo, evidenciando que muito se extrai da informação sobre o estado patrimonial se forem observados os aspectos citados cumulativamente, não se fazendo distinção entre eles. Também se preocupou em conceituar o capital como um fundo de riqueza em constante movimentação, dividindo sua estrutura em capital fixo, que é destinado ao uso produtivo, e circulante que é destinado à realização do objetivo aziendal, evidenciando as suas origens sob a forma de capital de terceiros ou de próprios.

AZIENDALISMO –  Os aziendalistas se preocupavam em estudar o conjunto de ciências que tratavam da azienda como campo de aplicação. Compunha-se da Administração, da Organização e da Contabilidade, sendo cada ciência apenas parte desse conjunto. Gino Zappa defendia a economia aziendal, limitando a Contabilidade aos levantamentos ou revelações da riqueza, mas não apresentou essência para justificar tal classificação. Para Zappa, o capital é composto por um fundo de valores e não somente por moeda. Zappa considera como conteúdo verdadeiro da contabilidade os fatos de gestão, representados mediante os métodos, sistemas e processos de escrituração, que constituem o instrumental da ciência.

NEOCONTISMO – a escola neocontista é uma nova forma do contismo. Como já se sabe a contabilidade deve evidenciar o ativo, o passivo e a situação líquida. E para que isto ocorra será necessário a quantificação de valores monetários aos componentes de cada grupo. Acreditavam ainda que a finalidade da contabilidade é acompanhar a evolução e a modificação do patrimônio das entidades. O objeto de estudo da contabilidade é a revelação patrimonial. A através das transações empresariais, as contas seriam modificadas e revelariam a situação patrimonial das entidades. O idealizador desta escola é Fábio Besta.

UNIVERSALISMO –O Prof. D’Auria, partindo do ponto de vista patrimonialista que adotava desde o início de suas publicações, observou as possibilidades de generalizar a Contabilidade, dando-lhe amplitude tal que nenhum sistema do Universo pudesse escapar à sua alçada.

Revelam-nos os apontamentos do Prof. Dr. Eloy Teixeira Azeredo 31 que o Universalismo surgiu muito antes de o  Prof. D’Auria tornar públicos seus pensamentos. Surgiu, na verdade, com o francês René Delaporte, em 1930, com a publicação de sua obra Concepts raisonnis de la Comptabilité économique, afirmando que a Contabilidade é a ciência das contas aplicada aos movimentos dos ciclos de quaisquer operações, para enumerar, agrupar e classificar o seu objeto e deles tirar conclusões expressas em números segundo o espírito de cada uma das ciências que ela utiliza. Ela aplica-se universalmente a todas as ciências, segundo uma adoção de suas contas que permanece numa generalidade científica.

NEOPATRIMONIALISMO – O Neopatrimonialismo teve sua origem com o Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá.

Os estudos concentram-se em obter uma filosofia do fenômeno patrimonial, organizando logicamente as relações que são responsáveis pelas causas dos fatos, distinguindo-as em relações lógicas dos seguintes tipos: essenciais, dimensionais e ambientais, tendo como axioma a eficácia.

As relações essenciais compreendem a necessidade, a finalidade, o meio patrimonial e a função. As dimensionais, se referem às relações de causa, efeito, tempo, espaço, qualidade e quantidade. Já as ambientais são formadas pelas relações de natureza administrativa, pessoal, econômica etc.

O Prof. Lopes de Sá procura fazer uma classificação dos sistemas por hierarquia de necessidades, tendo então os seguintes sistemas: 33

Básico: compreende os sistemas de liquidez, rentabilidade, estabilidade e economicidade;

Auxiliar: compreende os sistemas de produtividade e invulnerabilidade;

Complementar: sistema de elasticidade.

ESCOLA EUROPÉIA - Nessidade de um desenvolvimento da ciência contábil, como forma de controlar o fluxo comercial em expansão, decorrente dos negócios com as especiarias, que nesta época assumiam grande importância e que a partir dos séculos XIV e XV, direcionou-se para a América. Também chamada de Escola Italiana de Contabilidade, pois foi na Itália que começou os primeiros estudos, através do idealizador da Contabilidade no mundo inteiro, Luca Pacioli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com