TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de pensamento econômico no mundo atual

Resenha: Escola de pensamento econômico no mundo atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  637 Visualizações

Escola de pensamento econômico no mundo atual

Os efeitos da recente crise financeira mundial permitem mostra a vigência das escolas de pensamento econômico no mundo atual. No Brasil, o impacto da crise foi relativamente menor, mais ainda assim significou uma redução da atividade econômica, minimizada pela diminuição temporária do imposto sobre os produtos industrializados (IPI) aplicados aos veículos eletrodomésticos, o que permitiu reduzir o seu preço de mercado e compensar que nas vendas.

Desse modo, pode ser visto, no mundo atual, tanto no Brasil como no resto do mundo, o pensamento de antigas escolas econômicas continua vivo, coexistindo na implementação das políticas econômicas.

Período recente A teoria econômica vem apresentando algumas transformações, principalmente a partir dos anos 1970, após as duas crises do petróleo. A teoria econômica passou a ter um conteúdo empírico que lhe conferiu maior aplicação prática.

O controle e o planejamento macroeconômico permitem antecipar muitos problemas evitar algumas flutuações desnecessárias na economia. A incorporação de algumas técnicas econométricas, conceitos de equilíbrio de mercados e hipóteses sobre o comportamento dos agentes econômicos acabou por revolucioná-la. Essa revolução fez sentir também nos mercados financeiros.

1.2 Precursores da teoria econômica

Na Grécia antiga a primeira referência conhecida à economia aparece no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C.), em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Roma não deixou nenhum escrito notável na área de economia.

A já citada da usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com