TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrada para a sustentabilidade

Projeto de pesquisa: Estrada para a sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula tema 3: O Caminho da Sustentabilidade

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

1- Introdução

Sustentabilidade pode ser definida como caracteristicas de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Têm-se duas origens, as de Recursos Naturais e Economicos.

2- Desenvolvimento

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

Social, com o objetivo de melhorar substancialmente os direitos e as condições de vida das populações e reduzir as distâncias entre os padrões devida dos grupos sociais;

Econômica, viabilizada por uma alocação e gestão eficiente dos recursos, avaliada muito mais sob critérios macrossociais do que micro empresarial e por fluxos regulares de investimentos públicos e privados;

Ambiental, envolvendo medidas para reduzir o consumo de recursos e a produção de resíduos, medidas para intensificar as pesquisas e a introdução de tecnologias limpas e poupadoras de recursos e para definir regras que permitam uma adequada proteção ambiental, equilíbrio entre a tradição e a inovação.

Política: no âmbito nacional baseia-se na democracia, apropriação universal

dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional em parceria com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do

princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; prevenção da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade, cooperação científica e tecnológica internacional.

Cultural, para se buscar concepções autoproduzidas de desenvolvimento que respeitem as peculiaridades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada local.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta :

Econômica, ambiental e social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com